Tutoria em tempos de distanciamento social: uma abordagem no campo da Educação Física

  • Bruno Ocelli Ungheri Universidade Federal de Ouro Preto
  • Larissa Gontijo Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Tutoria, Educação Física, Pandemia

Resumo

O artigo em tela apresenta reflexões sobre um processo de tutoria desenvolvido em uma das disciplinas ofertadas pela Universidade Federal de Ouro Preto aos cursos de graduação em Educação Física no primeiro semestre de 2020. Em função da conjuntura pandêmica imposta pelo novo Corona Vírus, o plano de trabalho original teve que ser revisto, o que não impediu a manutenção das atividades de tutoria. Nesse contexto, foram desenvolvidas três iniciativas de trabalho remoto junto aos tutorados, que se engajaram na empreitada, mas, com o passar do tempo, reduziram sua presença nos encontros. Por esse motivo, foi aplicado um questionário para elucidação dos fatores causadores do cenário vivenciado. Percebemos que todos os envolvidos tiveram suas rotinas afetadas pelas determinações de isolamento, promovendo impactos psicossociais que, pouco a pouco, manifestaram-se pela queda de interesse nas atividades propostas. Sobre estas, verificamos que o “Oriconline” e as reuniões do Laboratório Lazer, Gestão e Política (LAGEP) sobressaíram como espaços formativos com melhores índices de motivação discente no curso da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Gontijo, Universidade Federal de Ouro Preto

Atualmente, cursando graduação em Educação Fisica pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, Campus Morro do Cruzeiro. Participa de extensão universitária no projeto Fitness-Pró Modalidades de ginástica e no Laboratório de Lazer, Gestão e Politica. Tutora da disciplina "Planejamento e Gestão de Eventos e competições" e também membro do Centro Acadêmico de Educação Física.

Referências

BRUNO, Lúcia. Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo: leituras selecionadas. São Paulo: Atlas, 1996.p. 146-187.
CHIAVENATO, Idalberto. SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Elsevier Editora: São Paulo. 12 ed. 2004.
FRISON, L. Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem. Rev. Port. de Educação: Braga, v. 25, n. 2, p. 217-240, 2012.
GEIB, Lorena. KRAHL, Mônica. POLETTO, Denise. SILVA, Carolina. A tutoria acadêmica no contexto histórico da educação. Rev. Bras. Enferm.: Brasília. v. 60, n. 2, p. 217-220, Apr. 2007.
MALLEN, Cheryl. ADAMS, Lorne. Gestão de eventos esportivos, recreativos e turísticos: dimensões teóricas e práticas. Manole: Barueri, 2013.
PEREIRA, Anabela. Modelos de desenvolvimento do jovem adulto e promoção do bem-estar em estudantes do ensino superior. In: Programa de Monitorização e Tutorado: oito anos a promover a integração e o sucesso acadêmico no IST. Lisboa: IST Press, 2011. p. 19-27.
POIT, D. R. Organização de Eventos Esportivos. 4 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2013. 224 p.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. Editora Vozes: Petrópolis, 2002.
Publicado
2021-09-15
Como Citar
UNGHERI, B. O.; GONTIJO, L. S. R. Tutoria em tempos de distanciamento social: uma abordagem no campo da Educação Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 13, n. 27, p. 87-98, 15 set. 2021.