Professores, escola e currículo constituindo o percurso de uma disciplina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.515
Abstract views: 379 / PDF downloads: 451

Palavras-chave:

Professores em formação. Currículo. Escola. Disciplina.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a constituição da disciplina Teorias do Currículo de um Programa de Pós-graduação em Educação em uma universidade paulistana. Problematiza o percurso da disciplina via os estudos sobre as teorias do currículo, que se dava por enquadramentos e classificações das mesmas, e via leituras da história cultural. Interroga as possibilidades de se fazer uma teoria do currículo que incorpore leituras a partir da compreensão e do significado da escola moderna, permitindo que a disciplina (Teorias do Currículo) avance tanto em seus aspectos conceituais quanto nos da escolarização da infância e (em) seus aparatos. O texto foi construído segundo uma metodologia bibliográfica usando os autores e obras que compuseram a disciplina. Pode-se afirmar que a incorporação de leituras corolárias da teoria da forma escolar moderna ofereceram a disciplina e ao entendimento sobre o currículo nela construída a possibilidade de uma virada interpretativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: notas sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado. Trad. Valter Jose Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. São Paulo: Graal, 2003.

APPLE, M. Ideologia e Currículo. Trad. Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho. São Paulo: Brasilense, 1982.

BIOTO-CAVALCANTI, P. A. A proposição do professor moderno. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

BOURDIEU, P. (2003). A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. & PASSERON, Jean Claude. A reproducão: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

HAMILTON, D. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de História da Educação, 1, p. 45-73, 2001.

LOPES, A. C. & MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2001.

MOREIRA, A. F. B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

NARODOWSKI, M. Infância e poder: conformação da Pedagogia Moderna. Trad. Mustafá Yasbek. Bragança Paulista: Ed. Universidade São Francisco, 2001.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 3. ed. Porto: Porto Editora, 2001

PINNAR, W. A Política de raça e gênero da reforma curricular contemporânea nos Estados Unidos. Currículo sem fronteiras, 6, p. 126-139, 2006.

PINNAR, W. Multiculturalismo malicioso. Currículo sem fronteiras, 9, p. 149-168, 2009.

PINNAR, W. William Pinnar entrevista. Revista Teias, 22, p. 187-208, 2010.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias críticas de currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SILVA, T. T. Identidades Terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

TYLER, R. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Trad. Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1975.

VARELA, J. & ALVAREZ-URIA, F.A maquinaria escolar. Teoria e Educação, Porto Alegre, 6, p. 68-96, 1992.

VINCENT, G. & LAHIRE, B. & THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, 33, p. 7-47, 2001.

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

BIOTO, P. A.; TEIXEIRA, R. A. Professores, escola e currículo constituindo o percurso de uma disciplina. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 105–118, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.515. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/515. Acesso em: 23 nov. 2024.