Governamentalidade e estatística na formação docente: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente

Autores

  • Raquel Fröhlich Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Abstract views: 241 / PDF downloads: 208

Palavras-chave:

Formação Docente, Governamentalidade, Estatística

Resumo

Este trabalho propõe discutir algumas questões sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente, aliadas aos conceitos de governamentalidade e estatística. Atualmente, a formação continuada é um imperativo para se manter no mercado de trabalho. Na área da educação, professores são “convidados” a participar de cursos de formação continuada com o objetivo de qualificar o trabalho nas escolas. Tal prova de alcance nacional apresenta-se como uma avaliação externa, que possibilitará ao professor verificar habilidades e competências para o exercício da profissão, como também identificar falhas em sua formação inicial. Permitirá delinear um perfil “básico” dos docentes para o exercício do magistério. Os resultados dessa avaliação permitirão ao Estado verificar quais as regiões brasileiras, onde a formação docente encontra-se precária, viabilizando um investimento nas “áreas de risco”. É a governamentalidade conduzindo a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

FRÖHLICH, R. Governamentalidade e estatística na formação docente: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 44–55, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/53. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos