Governamentalidade e estatística na formação docente: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente
Palavras-chave:
Formação Docente, Governamentalidade, EstatísticaResumo
Este trabalho propõe discutir algumas questões sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente, aliadas aos conceitos de governamentalidade e estatística. Atualmente, a formação continuada é um imperativo para se manter no mercado de trabalho. Na área da educação, professores são “convidados” a participar de cursos de formação continuada com o objetivo de qualificar o trabalho nas escolas. Tal prova de alcance nacional apresenta-se como uma avaliação externa, que possibilitará ao professor verificar habilidades e competências para o exercício da profissão, como também identificar falhas em sua formação inicial. Permitirá delinear um perfil “básico” dos docentes para o exercício do magistério. Os resultados dessa avaliação permitirão ao Estado verificar quais as regiões brasileiras, onde a formação docente encontra-se precária, viabilizando um investimento nas “áreas de risco”. É a governamentalidade conduzindo a formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.