Governamentalidade e estatística na formação docente: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente
Mots-clés :
Formação Docente, Governamentalidade, EstatísticaRésumé
Este trabalho propõe discutir algumas questões sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente, aliadas aos conceitos de governamentalidade e estatística. Atualmente, a formação continuada é um imperativo para se manter no mercado de trabalho. Na área da educação, professores são “convidados” a participar de cursos de formação continuada com o objetivo de qualificar o trabalho nas escolas. Tal prova de alcance nacional apresenta-se como uma avaliação externa, que possibilitará ao professor verificar habilidades e competências para o exercício da profissão, como também identificar falhas em sua formação inicial. Permitirá delinear um perfil “básico” dos docentes para o exercício do magistério. Os resultados dessa avaliação permitirão ao Estado verificar quais as regiões brasileiras, onde a formação docente encontra-se precária, viabilizando um investimento nas “áreas de risco”. É a governamentalidade conduzindo a formação docente.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.