Contribuições da professora Marli André para a produção de conhecimento sobre professores iniciantes

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DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.539
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Palavras-chave:

Professor iniciante. Desenvolvimento profissional docente. Formação continuada. Necessidades formativas.

Resumo

O artigo analisa as principais produções acadêmicas da Professora Marli André sobre o estudo dos professores iniciantes, selecionadas em seu CV Lattes, nas abas Projetos, Produções, Eventos e Orientações, por meio dos seguintes termos de busca: iniciante; principiante; ingressante; início da docência; indução profissional; e inserção profissional. Após analisar os trabalhos, apresenta destaques analíticos relacionados a: políticas e programas de inserção/indução profissional; conceitos-chave – desenvolvimento profissional docente; formação continuada; professores iniciantes, ingressantes e indução profissional; diretores iniciantes; necessidades formativas; e metodologia de pesquisa. Chama a atenção para a contribuição da produção de Marli André para a elaboração de políticas públicas e, em consequência, desautoriza as autoridades governamentais e das agências de fomento à pesquisa a alegarem a ausência de contribuição de pesquisadores e pesquisadoras brasileiras para este mister. Finalmente, convida pesquisadores(as) interessados(as) na temática da construção profissional do início da docência a revisitarem o texto para complementá-lo ou debater a leitura exposta nele sobre as produções de Marli André.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

LIMA, E. F. de . Contribuições da professora Marli André para a produção de conhecimento sobre professores iniciantes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 101–118, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i28.539. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/539. Acesso em: 22 dez. 2024.