A educação e seus desafios em tempos de isolamento social: reflexos em uma turma do curso de licenciatura integrada da UFPA

Autores

  • Jose Erildo Lopes JUNIOR UFPA
  • Tatiana FACCIO Universidade Federal do Pará
  • Marcos Fabrício Ferreira PEREIRA Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.569
Abstract views: 80 / PDF downloads: 78

Palavras-chave:

Licenciatura Integrada. Ensino Remoto. Pandemia. Oficina. Matemática.

Resumo

A proposta discutida ao longo deste artigo oferece possibilidades para um aprofundamento teórico e metodológico de assuntos relativos aos anos iniciais do ensino fundamental para propor, produzir materiais e realizar atividades de ensino de matemática mediadas pela pesquisa da área. Por isso, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de exploração dos conhecimentos adquiridos nas oficinas, tendo em vista seu uso em futuras experiências de sala de aula, como docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, nos apoiaremos na organização de discussões de temas de matemática que podem emergir das atividades e materiais didáticos propostos para a realização de oficinas didáticas, estabelecendo relações entre os conteúdos explorados nas atividades. A avaliação do desempenho dos alunos terá como base a mensuração do conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula e a apresentação das oficinas. Ao final, cada aluno elaborou um relatório relatando o que fez e o que aprendeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Ana Maria de Araújo Freire. 12. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256p.
KISHIMOTO, TM. O jogo e a educação infantil. In: Kishimoto TM (Org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8ª ed. São Paulo: Cortez. 2005.
MACHADO, N. J. Integração de saberes: considerações, constelações. 1ª ed. Curitiba [PR]: CRV, 2018. 150p.
MENDES, I. A. Metodologias investigativas para o ensino de matemática em diversidades culturais escolares. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 63-81, jul./dez. 2018.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes.1986.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, 2006.

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

JUNIOR, J. E. L.; FACCIO, T.; PEREIRA, M. F. F. . A educação e seus desafios em tempos de isolamento social: reflexos em uma turma do curso de licenciatura integrada da UFPA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 91–104, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.569. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/569. Acesso em: 11 ago. 2022.