A educação e seus desafios em tempos de isolamento social: reflexos em uma turma do curso de licenciatura integrada da UFPA

Authors

  • Jose Erildo Junior UFPA
  • Tatiana Universidade Federal do Pará
  • Marcos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.569
Abstract views: 322 / PDF downloads: 379

Keywords:

Licenciatura Integrada. Ensino Remoto. Pandemia. Oficina. Matemática.

Abstract

A proposta discutida ao longo deste artigo oferece possibilidades para um aprofundamento teórico e metodológico de assuntos relativos aos anos iniciais do ensino fundamental para propor, produzir materiais e realizar atividades de ensino de matemática mediadas pela pesquisa da área. Por isso, tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de exploração dos conhecimentos adquiridos nas oficinas, tendo em vista seu uso em futuras experiências de sala de aula, como docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, nos apoiaremos na organização de discussões de temas de matemática que podem emergir das atividades e materiais didáticos propostos para a realização de oficinas didáticas, estabelecendo relações entre os conteúdos explorados nas atividades. A avaliação do desempenho dos alunos terá como base a mensuração do conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula e a apresentação das oficinas. Ao final, cada aluno elaborou um relatório relatando o que fez e o que aprendeu.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Ana Maria de Araújo Freire. 12. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256p.
KISHIMOTO, TM. O jogo e a educação infantil. In: Kishimoto TM (Org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8ª ed. São Paulo: Cortez. 2005.
MACHADO, N. J. Integração de saberes: considerações, constelações. 1ª ed. Curitiba [PR]: CRV, 2018. 150p.
MENDES, I. A. Metodologias investigativas para o ensino de matemática em diversidades culturais escolares. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 63-81, jul./dez. 2018.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes.1986.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, 2006.

Published

2022-04-16

How to Cite

JUNIOR, J. E. L.; TATIANA; MARCOS FABRÍCIO FERREIRA. A educação e seus desafios em tempos de isolamento social: reflexos em uma turma do curso de licenciatura integrada da UFPA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 91–104, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.569. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/569. Acesso em: 22 dec. 2024.