O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.621
Abstract views: 568 / PDF downloads: 475

Palavras-chave:

Curso de pedagogia, Estágio curricular, Mediação, Atividade, Processo formativo

Resumo

O presente artigo trata do estágio curricular desenvolvido no curso de pedagogia, em uma instituição pública estadual paulista, implantado em 2002. Tem como objetivo analisar o estágio de didática II, apoiando-se em mediadores essenciais, tais como o diálogo, o pensamento crítico e analítico e a ação coletiva. Fundamenta-se no método do materialismo histórico-dialético, situando as categorias mediação e atividade, e utiliza o ensaio teórico como base metodológica na análise do referido tema. Considerar o estágio curricular como campo de conhecimento implica aferir-lhe um estatuto epistemológico que rompa com sua tradicional concepção, ou seja, a de ser atividade prática instrumental assentada em modelos que reduzem a atividade docente a um fazer artesanal. Conclui-se que a compreensão do estágio como elemento mediador do desenvolvimento docente, apresentada neste artigo, contribui para pensar a formação inicial do professor com base em perspectiva mais complexa e processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BEZERRA, D. R. S. B. O processo de apropriação da Política da Educação do Campo por profissionais de uma escola do interior do estado de São Paulo. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP nº 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: MEC/CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.

CORRÊA, B. C. Experiências de estágio em um curso de pedagogia: vivências e desafios em busca de uma formação de qualidade. In: ARAUJO, E. S.; PACÍFICO, S. M. R. (org.). Docência e gestão: a aprendizagem em situação de estágio. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2010. p. 27-39.

LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do psiquismo humano. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIMA, M. S. L.; AROEIRA, K. P. O estágio curricular em colaboração, a reflexão e o registro reflexivo dos estagiários: um diálogo entre a universidade e a escola. In: GOMES, M. de O. (org.). Estágio na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 67-81.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, R. N. C. A mediação na prática profissional do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 26, p. 79-93, 1988.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2001.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores (as): desafios epistemológicos e curriculares. In: PIMENTA, S. G; SEVERO, J. L. R. de L. (org.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021. p. 39- 72.

SÃO PAULO. Universidade de São Paulo. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, 2021.

SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, p. 26-43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463. Acesso em: 30 mar. 2022.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. Programa de formação de professores da USP. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, 2004.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Praxis. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos 33 psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas: Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Madrid: Visor, 1995. v. 3.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

RIVAS, N. P. P.; PEDROSO, C. C. A.; BEZERRA, D. R. dos S. O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 63–76, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.621. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/621. Acesso em: 26 dez. 2024.