Professores de Educação Física e seus saberes docentes: a gestão do conteúdo de ensino em questão

Autores

  • José Ângelo Gariglio
Abstract views: 669 / PDF downloads: 315

Palavras-chave:

Formação de Professores, Saberes Docentes, Educação Física

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato dos achados de uma pesquisa de doutorado que teve como objeto central de estudo analisar os saberes docentes relacionados ao conjunto das operações de que o mestre lança mão para levar os alunos a aprenderem o conteúdo da Educação Física (EF). Tratamos dessa questão sob o ângulo dos objetivos almejados, dos conteúdos e das atividades de aprendizagem, das estratégias de ensino e do planejamento das variáveis referentes ao ambiente educativo no qual os professores pesquisados estavam inseridos. Para isso, levamos em conta a natureza da disciplina escolar lecionada (EF), os ambientes físicos onde o ensino da EF se desenvolve, o material didático que lhe é próprio, os objetivos de ensino específicos a ser alcançados e o tipo de interação estabelecida entre alunos e entre alunos e professores. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa em uma escola profissionalizante de nível médio e que envolveu três docentes experientes no ensino dessa disciplina na escola (dois homens e uma mulher), diretores, especialistas (pedagogas, psicólogas, assistente social, médico) e alunos de ensino médio profissionalizante. Para efetuar uma descrição densa do trabalho dos professores e da relação desse trabalho docente com as dinâmicas educativas locais, fez-se uso de técnicas de coleta de dados: observação do cotidiano escolar, entrevistas e análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANÁRIO, Rui. O estudo sobre a escola: problemas e perspectivas. In: BARROSO, João (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 1996.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1998.

DEVALY, M. Savoirs scolaires et didatique dês discipline: une encyclopédie pour aujourd’hui. Paris: ESF Editeur, 1995.

DURAND, Marc. L’enseignement em milieu scolaire. Paris: PUF, 1996.

GAUTHIER, Clemont. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1998.

GAUTHIER, Clemont; DESBIENS, Jean-François; MARTINEAU, Stéphane. Mots de passe pour mieux en-seigner. Quebec: Lês Presses de L’Univsersité Laval, 2003.

GAUTHIER, Clemont; JEFFREY, Denis. Enseignar et séduire. Quebec: Lês presses de L’Université Laval. 1993.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa, 1994. [s.n.].

LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice. Les identities enseignantes: analyse de facteurs de différenciation du corps enseignant québécois 1960-1990. Editions du CRP, Université de Sherbrooke. 2003.

PERRENOUD, P. O ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Portugal: Porto, 1995, p. 238.

PERRENOUD, P. Lê role de la formation à l’enseignement dans la construcion des disciplines scolaires. Revue Educacion e Francophonie, v. XXVIII, n. 2, automne-hiver, 2000. Revue Virtuelle: Disponível em: <http://www.acelf.ca/revue> . Acesso em: 30, março, 2000.

SCHON, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1992.

SHULMAN, L. L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educacional Researcher, W ashing-ton, v. 15, n. 2, Feb. 1986. p. 4-14.

SHULMAN, L. L. Paradigms and research programs in the study of teaching: a contemporary perspective. In: WITTROCK, Merlin. C. (Dir.). Handbook of research on teaching. New York: MacMillan. 1986b. p. 3-36.

SHULMAN, L. L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, Feb. 1987. p. 1-22.

TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.

TARDIF, M; LESSARD, C. Le travail enseignant au quotidien. Experience, infractions humaines et dilemes professionnels. Europe: DeBoeck, 1999.

TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magis-tério. CANDAU, Vera (Org). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan./abr. 2000.

TARDIF, M; LESSARD, C; GAUTHIER, C. Formation des maîtres e contextes sociaux. Canadá: PUF, 1998.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc., v. 21. n. 73. dez. 2000.

TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, 1991.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

GARIGLIO, J. Ângelo. Professores de Educação Física e seus saberes docentes: a gestão do conteúdo de ensino em questão. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 65–84, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/64. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos