Reflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.641
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Palavras-chave:

Formação continuada de professores, questões sociocientíficas, valores morais, reflexão crítica

Resumo

A abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências possibilita a articulação de conhecimentos de diversos campos, a mobilização e a reflexão sobre valores, atitudes e normas, e uma formação para a cidadania. Apesar disso, existem lacunas referentes às propostas didáticas, especialmente no que concerne ao tratamento da dimensão atitudinal do conteúdo de ensino. No presente trabalho, analisamos, em um estudo de caso intrínseco e sob a ótica dos valores morais, como as reflexões de três professoras de Ciências, participantes de um curso de formação continuada, possibilitaram a fundamentação e/ou a revisão de seus pontos de vista sobre o consumo de animais. Os resultados indicaram uma ampliação da consideração moral das professoras, possibilitada pela discussão explícita e reflexão crítica em torno dos valores que embasavam seus pontos de vista. Esses resultados realçam o potencial da dimensão atitudinal de contribuir para o desenvolvimento moral dos sujeitos.

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AUTOR 2 e colaboradores (2022).

AUTOR 3 e colaboradores (2021).

AUTOR 3 e colaboradores (in print).

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

LUCIANO, G.; VELOSO, G.; MOZZER, N. Reflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 139–154, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.641. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/641. Acesso em: 22 dez. 2024.