Formação continuada de professores da educação infantil: possibilidades, desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Formação de professores, formação continuada, Educação InfantilResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desvelar as possibilidades e os desafios da formação continuada, observados em um Centro de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal de Blumenau (SC). De cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio da observação dos encontros de formação continuada realizados no interior da instituição no decorrer do ano 2010, e de entrevistas realizadas com profissionais integrantes dessa formação. Como possibilidades figuram o estudo de situações práticas decorrentes de seus contextos de trabalho e o exercício da reflexão docente, que têm lhes permitido avaliar criticamente ações pedagógicas já praticadas e, ao mesmo tempo, tomar decisões relacionadas às suas ações pedagógicas futuras. Em contrapartida, os desafios que permeiam sua realização apontam para a ampliação do tempo e das condições sob as quais a formação continuada é praticada no interior da instituição. Como perspectiva para a superação desses desafios, destacamos a necessidade de que se assumam as responsabilidades de todos os sujeitos envolvidos – pais, gestores e profissionais – frente a uma gestão compartilhada da Educação Infantil, que busque a elaboração de políticas de formação eficientes, permitindo consolidar a formação continuada de maneira integral e permanente entre as atividades desenvolvidas na instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.