Formação continuada de professores da educação infantil: possibilidades, desafios e perspectivas

Autores

  • Lidiane Gonzaga Chiare
  • Rita Buzzi Rausch
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Palavras-chave:

Formação de professores, formação continuada, Educação Infantil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desvelar as possibilidades e os desafios da formação continuada, observados em um Centro de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal de Blumenau (SC). De cunho qualitativo, a coleta de dados foi realizada por meio da observação dos encontros de formação continuada realizados no interior da instituição no decorrer do ano 2010, e de entrevistas realizadas com profissionais integrantes dessa formação. Como possibilidades figuram o estudo de situações práticas decorrentes de seus contextos de trabalho e o exercício da reflexão docente, que têm lhes permitido avaliar criticamente ações pedagógicas já praticadas e, ao mesmo tempo, tomar decisões relacionadas às suas ações pedagógicas futuras. Em contrapartida, os desafios que permeiam sua realização apontam para a ampliação do tempo e das condições sob as quais a formação continuada é praticada no interior da instituição. Como perspectiva para a superação desses desafios, destacamos a necessidade de que se assumam as responsabilidades de todos os sujeitos envolvidos – pais, gestores e profissionais – frente a uma gestão compartilhada da Educação Infantil, que busque a elaboração de políticas de formação eficientes, permitindo consolidar a formação continuada de maneira integral e permanente entre as atividades desenvolvidas na instituição.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

CHIARE, L. G.; RAUSCH, R. B. Formação continuada de professores da educação infantil: possibilidades, desafios e perspectivas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 24–39, 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/72. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos