FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e792
Abstract views: 214 / PDF downloads: 129

Palavras-chave:

Ensino de ciências naturais, Ensino Fundamental I, Formação profissional continuada

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os cursos formativos do tipo emancipatório-político e seus impactos nos professores que atuam nos anos iniciais, lecionando ciências. A pesquisa é exploratória, baseada em revisão bibliográfica e Análise Textual Discursiva de teses e dissertações nacionais. Os resultados destacam a importância da coleta de informações necessárias para a construção dos cursos formativos para direcionar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; durante os cursos formativos abordaram uma variedade de atividades e estratégias para apoiar os professores na melhoria de suas práticas pedagógicas; e, no pós-formativo, os professores relataram sentir-se mais motivados e seguros, graças à oportunidade de explorar conceitos de forma prática e interativa. No entanto, a falta de assessoria pós-formativa em alguns cursos sugere a necessidade de maior investimento nessa etapa. Esta revisão oferece percepções para aprimorar futuros cursos formativos, alinhando-se às necessidades específicas dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

AMADOR, Judenilson Teixeira. Formação continuada de professores do ensino fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Pará, Belém, PA. 2019.

ANDRÉ, Marli; MARTINS, Francine de Paulo. Reflexões sobre a formação de professores: um diálogo com Marli André. Revista Devir Educação, v. 4, n. 1, p. 188-198, 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.241

ARIZA, Leidy Gabriela Ariza; DIAS, Vânia de Morais Teixeira; SOUSA, Robson Simplicio de; NUNES, Bruna Roman; GALIAZZI, Maria do Carmo; SCHMIDT, Elisabeth. Relaciones entre el Análisis Textual Discursivo y el software ATLAS.ti en interaciones dialógicas. Campo Abierto: Revista de Educación, p. 105-124, 2015.

BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck; BASTOS, Giseli Duarte; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Bibliographic review of ENPEC meeting minutes on the teaching os science in the firt yers of elementary school: continuinh education for teachers. Actio: Docência em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1-24, 2022a. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n2.13865

BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck; BASTOS, Giseli Duarte; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Análise cienciométrica de cursos de formação continuada de professores dos anos iniciais em relação ao ensino de ciências da natureza em produções científicas nacionais e internacionais (2010-2020). Revista de Educação, Ciência e Tecnologia - Tear, v. 11, n. 2, p. 1-21, 2022b. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027 DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. UNICAMP. Campinas, SP, p. 1-317. 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas fases. Revista Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117 - 128, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

NÓVOA, António. Os professores e a sua Formação num tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910

NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Revista Educação & Sociedade, 42, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em 15 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es.249236

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

BENDER, D. D. B. B.; BASTOS, G. D.; SCHETINGER, M. R. C. FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e792, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e792. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e792. Acesso em: 1 dez. 2024.