FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e792
Abstract views: 198 / PDF downloads: 115

Mots-clés :

Ensino de ciências naturais, Ensino Fundamental I, Formação profissional continuada

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar os cursos formativos do tipo emancipatório-político e seus impactos nos professores que atuam nos anos iniciais, lecionando ciências. A pesquisa é exploratória, baseada em revisão bibliográfica e Análise Textual Discursiva de teses e dissertações nacionais. Os resultados destacam a importância da coleta de informações necessárias para a construção dos cursos formativos para direcionar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; durante os cursos formativos abordaram uma variedade de atividades e estratégias para apoiar os professores na melhoria de suas práticas pedagógicas; e, no pós-formativo, os professores relataram sentir-se mais motivados e seguros, graças à oportunidade de explorar conceitos de forma prática e interativa. No entanto, a falta de assessoria pós-formativa em alguns cursos sugere a necessidade de maior investimento nessa etapa. Esta revisão oferece percepções para aprimorar futuros cursos formativos, alinhando-se às necessidades específicas dos professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

AMADOR, Judenilson Teixeira. Formação continuada de professores do ensino fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Pará, Belém, PA. 2019.

ANDRÉ, Marli; MARTINS, Francine de Paulo. Reflexões sobre a formação de professores: um diálogo com Marli André. Revista Devir Educação, v. 4, n. 1, p. 188-198, 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.241

ARIZA, Leidy Gabriela Ariza; DIAS, Vânia de Morais Teixeira; SOUSA, Robson Simplicio de; NUNES, Bruna Roman; GALIAZZI, Maria do Carmo; SCHMIDT, Elisabeth. Relaciones entre el Análisis Textual Discursivo y el software ATLAS.ti en interaciones dialógicas. Campo Abierto: Revista de Educación, p. 105-124, 2015.

BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck; BASTOS, Giseli Duarte; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Bibliographic review of ENPEC meeting minutes on the teaching os science in the firt yers of elementary school: continuinh education for teachers. Actio: Docência em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1-24, 2022a. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n2.13865

BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck; BASTOS, Giseli Duarte; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Análise cienciométrica de cursos de formação continuada de professores dos anos iniciais em relação ao ensino de ciências da natureza em produções científicas nacionais e internacionais (2010-2020). Revista de Educação, Ciência e Tecnologia - Tear, v. 11, n. 2, p. 1-21, 2022b. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027 DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. UNICAMP. Campinas, SP, p. 1-317. 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas fases. Revista Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117 - 128, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

NÓVOA, António. Os professores e a sua Formação num tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910

NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Revista Educação & Sociedade, 42, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em 15 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es.249236

Téléchargements

Publiée

2024-08-20

Comment citer

BENDER, D. D. B. B.; BASTOS, G. D.; SCHETINGER, M. R. C. FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e792, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e792. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e792. Acesso em: 21 nov. 2024.