Apresentação

Autores

  • Júlio Emílo Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Abstract views: 145 / PDF downloads: 127

Resumo

Este segundo número da Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores consolida o projeto do Grupo de Trabalho 8 (GT8) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em parceria com a Autêntica Editora, de criar um periódico eletrônico e disponibilizar, por meio dele, artigos on-line, a fim de fomentar e qualificar a produção acadêmica sobre a temática no Brasil.

Para tal, o foco deste número 2 da Revista é apresentar uma série de textos que discuta temas emergentes da pesquisa sobre formação de professores no país e no mundo. Os autores que contribuíram com este número abordaram as seguintes temáticas: formação de educadores e diversidade cultural; pesquisa-ação; representações sociais da profissão docente; estudos de educação comparada na formação de professores; o grupo como importante dispositivo na preparação de profissionais da educação e, finalmente, a epistemologia da experiência na formação de professores. Esses artigos são sinteticamente apresentados nos próximos parágrafos. 

Por meio de um texto que subsidiou sua conferência durante o XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), em abril deste ano, em Belo Horizonte, Gloria Ladson-Billings, professora titular da Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos, propõe uma agenda de pesquisa para o estudo da diversidade na formação de educadores naquele país. 

Os professores Rinaldo Molina e Elsa Garrido realizaram um levantamento de teses e dissertações defendidas no Brasil, entre 1996 e 2002, classificadas como “pesquisa-ação”, para descobrir os temas mais investigados, as principais lacunas, as maneiras como tais pesquisas foram conduzidas e em que área e nível de ensino foram realizadas. Como se sabe, a pesquisa-ação é recorrentemente apontada como importante aliada na formação de professores.

O tema das representações sociais de estudantes sobre a escolha pela profissão docente foi discutido pela professora Marília Duran em seu artigo. A autora analisa resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Letras sobre suas escolhas profissionais e descobre lógicas de resistência e de conformidade nos discursos dos discentes.

O professor José Rubens Jardilino, por meio de uma abordagem comparada, analisa modelos de formação de professores de Escolas Normais no continente americano, entre 1930 e 1970. Apresentam-se duas experiências de preparação de docentes ocorridas nesse continente, nesse período, que são analisadas pelo autor por intermédio de três eixos: rural-urbano, laicidade-religiosidade e formação técnica-formação humanística. 

Finalmente, apresento em meu artigo as minhas primeiras ideias sobre aquilo que denomino “epistemologia da experiência na formação de professores”. Pretendo ampliar o debate sobre a preparação dos profissionais da educação para além da interminável e, às vezes, pouco produtiva, discussão sobre a relação entre teoria e prática na formação desses profissionais. Para tal, baseio-me no pensamento de John Dewey, um dos primeiros a advogar por uma filosofia da experiência na educação. 

Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-05-15

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. Apresentação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9–10, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/9. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação