Os processos formativos de professores de inglês que trabalham na educação de jovens e adultos

Autores

  • Letícia Miranda Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helena Amaral da Fontoura Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.91
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Palavras-chave:

Formação de Profesores, Língua Inglesa, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que recebe adolescentes, jovens, adultos e idosos que voltam à escola para obter certificação. Esse público merece atenção especial dos professores, pois a sala de aula da EJA reúne diversos “mundos” etários, de culturas e de experiências. Este artigo, fruto de pesquisa de Mestrado, tem o intuito de tornar evidentes os processos formativos de seis professores de Inglês da EJA, egressos da Faculdade X, da Universidade Y (X/Y). Com base na tematização proposta por Fontoura, essa pesquisa qualitativa teve o propósito de investigar as trajetórias formativas desses docentes. A partir do diálogo com teóricos como Freire, Nóvoa e Gadotti, foi possível concluir que os processos formativos dos professores de Inglês não acontecem somente na educação formal, eles se estendem até o chão da escola, local onde acontecem as trocas de experiências.

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Publicado

2019-07-12

Como Citar

MEDEIROS, L. M.; FONTOURA, H. A. da. Os processos formativos de professores de inglês que trabalham na educação de jovens e adultos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 131–144, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.91. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/91. Acesso em: 30 dez. 2024.