Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: uma conversa no espiral do tempo

Autores

  • Vania Chaigar
  • Ligia Carlos
Abstract views: 383 / PDF downloads: 157

Palavras-chave:

Professor universitário, Projeto formativo, Experiência

Resumo

O texto apresenta considerações de uma pesquisa em andamento sobre estratégias deformação do professor universitário. Essa pesquisa busca compreender percursos e experiências institucionais, visando contribuir com o desenvolvimento profissional docente. Ampara-se nos conceitos de formação, experiência, assessoramento e desenvolvimento profissional. Referencia-se nos autores, Dewey, Larrosa, Benjamin, Lucarelli, Ruiz e Cunha. Neste recorte específico, recorre à memória e à narrativa de uma professora que, nos anos 1970 e 1980, desenvolveu, com colegas da universidade, um projeto formativo em um contexto tecnicista e de ausência da cultura investigativa. Evidenciamos na experiência a valorização do ensino, o trabalho coletivo, o apoio institucional, o prazer e as trocas interdepartamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Lescov. In: _____. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p. 197-221.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: _____. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 222- 232.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1976.

LUCARELLI, Elisa et al. El asesor pedagógico en la universidad: de la teoría pedagógica a la práctica en la formación. Buenos Aires: Paidós, 2000.

OLIVEIRA, Nilza Helena de. Atuação do Pedagogo – uma análise a partir das atas de reunião de supervi-sores de um Instituto Tecnológico na década de 70. CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2006, Uberlândia. Anais... Uberlândia: [s.n.], 2006. p. 4131-4142. Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2012.

WORCMAN, Karen. Como histórias de vida mostram cidades invisíveis. Rio de Janeiro: [s.n.], [s.d]. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/public/editor/como_hist%C3%B3rias_de_vida_mos-tram_cidades_invis%C3%ADveis.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2012.

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

CHAIGAR, V.; CARLOS, L. Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: uma conversa no espiral do tempo. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 23–32, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/93. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos