A formação do pedagogo: Quem são e o que dizem os alunos concluintes de um curso de pedagogia

Autores

  • Ana Silvia Moço Aparício
  • Celia Maria Hass
  • Elisângela Fregonezi Diniz Ribeiro
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade
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Palavras-chave:

Formação docente, Curso de Pedagogia, Pedagogo

Resumo

O presente texto se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa que teve comofoco a investigação do significado de ser pedagogo para alunos concluintes do curso de Pedagogia. A temática surgiu das preocupações em torno do rumo que o curso de Pedagogia tomou após a publicação das novas Diretrizes Curriculares, que romperam com a identidade de um curso que formava o bacharel e o licenciado ao privilegiar a última formação e comprometeram a visão do que é ser pedagogo. A pesquisa se caracterizou como quantitativa e qualitativa na medida em que trabalhamos a aplicação de questionários com questões fechadas e abertas. Da análise realizada, constatou-se que os alunos acreditam na sua profissão como uma forma de contribuição para a melhoria da sociedade, escolheram a área porque gostam do que fazem e se sentem satisfeitos por isso.

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

APARÍCIO, A. S. M.; HASS, C. M.; RIBEIRO, E. F. D.; ANDRADE, M. de F. R. de. A formação do pedagogo: Quem são e o que dizem os alunos concluintes de um curso de pedagogia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 33–51, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/94. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos