A formação do pedagogo: Quem são e o que dizem os alunos concluintes de um curso de pedagogia
Mots-clés :
Formação docente, Curso de Pedagogia, PedagogoRésumé
O presente texto se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa que teve comofoco a investigação do significado de ser pedagogo para alunos concluintes do curso de Pedagogia. A temática surgiu das preocupações em torno do rumo que o curso de Pedagogia tomou após a publicação das novas Diretrizes Curriculares, que romperam com a identidade de um curso que formava o bacharel e o licenciado ao privilegiar a última formação e comprometeram a visão do que é ser pedagogo. A pesquisa se caracterizou como quantitativa e qualitativa na medida em que trabalhamos a aplicação de questionários com questões fechadas e abertas. Da análise realizada, constatou-se que os alunos acreditam na sua profissão como uma forma de contribuição para a melhoria da sociedade, escolheram a área porque gostam do que fazem e se sentem satisfeitos por isso.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE, H. M. P.; HAAS, C. M.; ARAUJO, R. M. B. Relatório final de pesquisa. O Significado de Ser Pedagogo para os Alunos do Novo Curso de Pedagogia, licenciatura. São Paulo, 2011 (Mimeografado).
BRASIL. Resolução CNE n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 15 mar. 2006.
BRASIL. Censo da Educação Superior, INEP/MEC, 2011.
BRASIL. Exame Nacional de Cursos – Enade 2011. Brasília, DF: MEC/INEP, 2011.
BRITO, R. M. de. Breve Histórico do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista Dialógica, Amazonas, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2006. Disponível em: <http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no1/1breve_historico_curso_pedagogia. pdf>. Acesso em: 15 set. 2013.
CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto, 2005.
CASTRO, A. T. K. A.; SALVA, S. Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência do cur-so de Pedagogia. In: Anped Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Ed. da EDUCS, 2012. p. 1-16. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFi-le/532/437>. Acesso em: 15 out. 2013.
CRUZ, G. B. da. Teoria e Prática no curso de Pedagogia. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 1, p. 149-164, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop230.pdf>. Acesso em: 15 set. 2013.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liver Livro, 2007.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: .
GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out./dez. 2010.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores – unidade teoria e prática?. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, S. G. (Org). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.