FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e792Palavras-chave:
Ensino de ciências naturais, Ensino Fundamental I, Formação profissional continuadaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os cursos formativos do tipo emancipatório-político e seus impactos nos professores que atuam nos anos iniciais, lecionando ciências. A pesquisa é exploratória, baseada em revisão bibliográfica e Análise Textual Discursiva de teses e dissertações nacionais. Os resultados destacam a importância da coleta de informações necessárias para a construção dos cursos formativos para direcionar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; durante os cursos formativos abordaram uma variedade de atividades e estratégias para apoiar os professores na melhoria de suas práticas pedagógicas; e, no pós-formativo, os professores relataram sentir-se mais motivados e seguros, graças à oportunidade de explorar conceitos de forma prática e interativa. No entanto, a falta de assessoria pós-formativa em alguns cursos sugere a necessidade de maior investimento nessa etapa. Esta revisão oferece percepções para aprimorar futuros cursos formativos, alinhando-se às necessidades específicas dos professores.
Downloads
Referências
AMADOR, Judenilson Teixeira. Formação continuada de professores do ensino fundamental centrada na escola: percepções de professores e formadores de melhoria da prática pedagógica. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Pará, Belém, PA. 2019.
ANDRÉ, Marli; MARTINS, Francine de Paulo. Reflexões sobre a formação de professores: um diálogo com Marli André. Revista Devir Educação, v. 4, n. 1, p. 188-198, 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.241
ARIZA, Leidy Gabriela Ariza; DIAS, Vânia de Morais Teixeira; SOUSA, Robson Simplicio de; NUNES, Bruna Roman; GALIAZZI, Maria do Carmo; SCHMIDT, Elisabeth. Relaciones entre el Análisis Textual Discursivo y el software ATLAS.ti en interaciones dialógicas. Campo Abierto: Revista de Educación, p. 105-124, 2015.
BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck; BASTOS, Giseli Duarte; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Bibliographic review of ENPEC meeting minutes on the teaching os science in the firt yers of elementary school: continuinh education for teachers. Actio: Docência em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1-24, 2022a. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n2.13865
BENDER, Darlize Déglan Borges Beulck; BASTOS, Giseli Duarte; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina. Análise cienciométrica de cursos de formação continuada de professores dos anos iniciais em relação ao ensino de ciências da natureza em produções científicas nacionais e internacionais (2010-2020). Revista de Educação, Ciência e Tecnologia - Tear, v. 11, n. 2, p. 1-21, 2022b. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027 DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. UNICAMP. Campinas, SP, p. 1-317. 2006.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas fases. Revista Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117 - 128, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
NÓVOA, António. Os professores e a sua Formação num tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Revista Educação & Sociedade, 42, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em 15 mai. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es.249236
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Darlize Déglan Borges Beulck BENDER, Giseli Duarte BASTOS, Maria Rosa Chitolina SCHETINGER (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.