O diário de aula como instrumento de reflexão na formação inicial de professores de ciências biológicas

Authors

  • Glaucia Britto Barreiros
  • Dulcinéia Ester Pagani Gianotto

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.140
Abstract views: 1530 / PDF downloads: 6787

Keywords:

Initial teacher’s training, Reflexive professional, Daily classroom

Abstract

The experiences in the initial training guide the development of future teachers. The practice stage is extre-mely important to introduce to undergraduate students the dilemmas which they will be facing during their future activities. To develop a reflexive practical experience, alternatives such as the Initiation Scholarship Program for Teaching (PIBID) were proposed. In this context, this article presents a section of a master’s research, in which, among other factors, we sought to analyze the contribution of the use of the class dairy into the practice of reflection in the teaching of biology, aiming to investigate 19 participants of the PIBID Biology of Universidade Estadual de Maringá (UEM), identifying the relevant aspects in the narratives of the participants. Performing a qualitative interpretation approach, and having the reflexive approach as the main theoretical framework, we intended to investigate how the class diary influences the processes involved in the initial formation of the Biology teacher. With the analysis, it can be considered that the diaries a potential significant tool for recording the experienced practice, which contributes for an emerging reflexive attitude in the initial training.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

ALVES, N.N. de L. Amor à profissão, dedicação e o resto se aprende: significados da docência em Educação Infantil na ambiguidade entre a vocação e a profissionalização. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29, 2006, Caxambu. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Anped, 2006.

AMARAL, I.A. Metodologia do ensino de Ciências como produção social. São Paulo, maio 2006. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br/drupal/sites/www.fe.unicamp.br/files/pf/subportais/graduacao/proesf/ textos1.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARREIROS, G.B. A formação de professores reflexivos no contexto PIBID: uma discussão sobre as mo-dalidades e recursos didáticos no ensino de Biologia. Maringá: UEM, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

BARREIROS, G.B.; GIANOTTO, D.E.P. O diário de aula como registro reflexivo: uma investigação sobre os dilemas enfrentados durante o estágio supervisionado de biologia. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 11, Edição especial, p. 951-959, 2014.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1991.

BRASIL. Edital de seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília: MEC, 2007.

CARDOSO, M.E. Identidade(s) e identidade(s) docente(s). Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 4, n. 8, 2010.

CARVALHO, W. Biologia: o professor e a arquitetura do currículo. São Paulo: Articulação Universidade/Escola Ltda, 2000.

FERREIRA, M. O. V. Construção de identidades docentes: entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2011.

FREITAS, D.; VILLANI, A. Formação de professores de ciências: um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, 215-230, 2002. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/ index.php/ienci/article/view/559>. Acesso em: 14 maio 2017.

GALIAZZI, M. do C.; LINDEMANN, H.O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 135-150, 2003.

GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD, Curitiba, n. 95, 101-108, 1999.

GIANOTTO, D.E.P. Formação inicial de professores de biologia e o uso de computadores: uma análise de uma proposta de prática colaborativa. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2008. Tese (Doutorado em Educação).

– Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Bauru, UNESP, 2008a.

GIANOTTO, D.E.P. A importância da elaboração e utilização do diário de aula na formação do professor. Texto elaborado para a disciplina Estágio Supervisionado I. Mimeo, 2008b.

GIANOTTO, D.E.P.; CARVALHO, F.A. de. Diário de aula e sua relevância na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, n. 14, v. 2, p. 131-156, 2015.

GONÇALVES, F.P.et al. O diário de aula coletivo no estágio da Licenciatura em Química: dilemas e seus en-frentamentos. Química nova na escola, São Paulo, n. 30, p. 42-48, 2008.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.

LABURÚ, C.E.; ARRUDA, S. de M.; NARDI, R. Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, n. 9, v. 2, p. 247‐260, 2003.

LIBÂNEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2000.

LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F. de; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

MARCELO, C. Pesquisa sobre a formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 9, p. 51-75, 1998.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NUNES, C.M.F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.

PANIZ, C. M. O diário da prática pedagógica e a construção da reflexividade na formação inicial de professores de Ciências biológicas da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2007.Dissertação [Mestrado em Educação] –Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

PEDROSO, S. M. D.; ROSSO, A. J. Diários de bordo: uma proposta para a prática de ensino e estágio super-visionado. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED SUL, 27, 2004, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2004.

PIETRO, R.G. O diário como instrumento para a formação permanente do professor de educação física.

Lecturas, Educación y Deportes, Revista Digital, n. 9, v. 60, 2003.

PIMENTA, S.G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S.G.; LUCENA, M.S. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PORLÁN, R. El Maestro como Investigador en el Aula. Investigar para Conocer, Conocer para Enseñar. Revista Investigación en la Escuela, Sevilla, n. 1, p. 63-69, 1987.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor: un recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Díada, 1991.

SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artimed, 2000.

SILVA, M.H.S.; DUARTE, M.C. O diário de aula na formação de professores reflexivos: resultados de uma experiência com professores estagiários de biologia/geologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, n. 1, v. 2, p. 73-84, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, C.B. Formação de professores: tendências contemporâneas. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, n. 3, v. 1, 2004.

UEM – Universidade Estadual de Maringá. Edital n.º 02/2009. Detalhamento de subprojeto de Licenciaturas: Ciências Biológicas. Maringá: CAPES/DEB, UEM, 2009.

UEM – Universidade Estadual de Maringá. Edital n.º 061/2013. Detalhamento de subprojeto de Licenciaturas: Ciências Biológicas. Anexo I. Maringá: CAPES/DEB, UEM, 2013.

ZABALZA, M.A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

ZABALZA, M.A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Mediação, 2004.

ZEICHNER, K.M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, n. 29, v. 103, p. 535-554, 2008.

Published

2016-12-31

How to Cite

BARREIROS, G. B.; GIANOTTO, D. E. P. O diário de aula como instrumento de reflexão na formação inicial de professores de ciências biológicas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 33–56, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.140. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/140. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Articles