Teacher training challenges: the pedagogy course of Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ)

Authors

  • Helena Fontoura UERJ

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.229
Abstract views: 1190 / PDF downloads: 1029

Keywords:

Teacher education, Pedagogy course, National Curriculum Guidelines

Abstract

A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas instituições formadoras de docentes. O texto aqui apresentado, uma investigação exploratória, tem o objetivo de compartilhar reflexões acerca do processo de reformulação do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Durante os anos de 2106 e 2017, um grupo de professoras e professores trabalhou, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério (BRASIL, 2015), no sentido de reformular o referido curso. Processo construído coletivamente, produziu um curso de acordo com as diretrizes, mas principalmente em consonância com docentes e discentes da instituição, com nossa realidade conjuntural e com princípios de uma educação democrática, pública e de qualidade que sempre foi nossa marca.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 55-69

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9394, de 20 de dezembro de 1996.

_____. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º. de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 01 jul.2015.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. 7. ed. Campinas: Papirus, 1996.

LOURENÇO, Elaine. Os currículos de História e Estudos Sociais nos anos 70: entre a formação dos professores e a atuação na escola. Anais da Associação Nacional de História. XXIV Simpósio Nacional de História, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2007.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINHEIRO, G.C.G.; ROMANOVSKI, J.P. Curso de Pedagogia: formação do professor da educação infantil e dos anos séries iniciais do ensino fundamental. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 136-151, ago./dez. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em 27 de outubro de 2017.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34 jan/abr 2007. p. 94- 181.

WASCHOWICZ, L. A. Pedagogia mediadora. Petrópolis: Vozes, 2009.

Published

2019-09-02

How to Cite

FONTOURA, H. Teacher training challenges: the pedagogy course of Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 57–70, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.229. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/229. Acesso em: 22 nov. 2024.