Teacher training challenges: the pedagogy course of Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ)
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.229Keywords:
Teacher education, Pedagogy course, National Curriculum GuidelinesAbstract
A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas instituições formadoras de docentes. O texto aqui apresentado, uma investigação exploratória, tem o objetivo de compartilhar reflexões acerca do processo de reformulação do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Durante os anos de 2106 e 2017, um grupo de professoras e professores trabalhou, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério (BRASIL, 2015), no sentido de reformular o referido curso. Processo construído coletivamente, produziu um curso de acordo com as diretrizes, mas principalmente em consonância com docentes e discentes da instituição, com nossa realidade conjuntural e com princípios de uma educação democrática, pública e de qualidade que sempre foi nossa marca.
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9394, de 20 de dezembro de 1996.
_____. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º. de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 01 jul.2015.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. 7. ed. Campinas: Papirus, 1996.
LOURENÇO, Elaine. Os currículos de História e Estudos Sociais nos anos 70: entre a formação dos professores e a atuação na escola. Anais da Associação Nacional de História. XXIV Simpósio Nacional de História, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, 2007.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PINHEIRO, G.C.G.; ROMANOVSKI, J.P. Curso de Pedagogia: formação do professor da educação infantil e dos anos séries iniciais do ensino fundamental. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 136-151, ago./dez. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em 27 de outubro de 2017.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34 jan/abr 2007. p. 94- 181.
WASCHOWICZ, L. A. Pedagogia mediadora. Petrópolis: Vozes, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.