Professores em formação em ciências da natureza: um estudo acerca da atuação de cegos congênitos em atividades científicas
Keywords:
formação de professores, conceitualização em ciências, cegueira congênita, trabalho científicoAbstract
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga como alunos de licenciaturas em Física, Química e Biologia entendem a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências. Esse objetivo fundamenta-se no fato de que todo processo inclusivo deve levar em consideração que as diferenças individuais devem ser reconhecidas e aceitas por toda a sociedade, sendo os pilares para a construção de uma nova abordagem didática e pedagógica no ambiente escolar. Neste trabalho serão apresentados resultados da primeira etapa da pesquisa que buscou identificar, por meio da Análise de Conteúdo, as percepções de professores em formação na área de Ciências da Natureza acerca da possibilidade de realização de trabalho científico por cegos congênitos. De maneira específica, a pesquisa foi realizada com cinquenta e três estudantes dos anos finais de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, em duas universidades públicas; uma federal e outra estadual. Foi aplicado um questionário e as respostas analisadas foram classificadas e categorizadas. A partir dos dados obtidos, foram criadas doze categorias de análise e os resultados indicaram que os graduandos entrevistados julgam possível a realização de atividade científica por indivíduos cegos. As categorias criadas auxiliarão trabalhos futuros de elaboração de um instrumento de pesquisa maior destinado a investigar a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.