A pesquisa ação-formação como instrumento de formação em serviço para integração das TIC na prática pedagógica do professor

Autores/as

  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau
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Palabras clave:

Formação em Serviço, Pesquisa-ação-formação, Tecnologias Educacionais, Educação Básica

Resumen

As propostas de formação de professores para a integração das tecnologias à pratica pedagógica escolar têm crescido significativamente desde a criação do PROINFO no final da década de 1990. Este artigo aborda o relato dos resultados de uma pesquisa-ação-formação tendo por objetivo analisar a evolução da formação, construída ao longo do processo e adaptada em decorrência das experiências vivenciadas e aprendizagens compartilhadas entre pesquisadores, formadores e professores participantes. Para análise desse processo de formação experimentado pelos professores, formadores e pesquisadores, foram utilizados os pressupostos da pesquisa-ação-formação definidos por Vosgerau (2005). Nos três anos de realização da pesquisa-ação-formação participaram alunos voluntários do Curso de Pedagogia, bolsistas de iniciação científica, alunos do curso de Pedagogia, mestrandos em Educação, professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores do ensino fundamental, considerados como alunos no processo. Entre os principais resultados da análise desse processo, destacamos a necessidade de não sobrecarregar o professor-aluno com atividades a serem realizadas a distância; outro ponto a refletir é a relação entre o esforço-tempo empreendido e o retorno na carreira funcional do professor. Estas e outras observações nos levam a inferir que, para que ocorra um processo de formação em serviço, grande mudanças políticos-administrativas no plano de carreira docente ainda se fazem necessárias.

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Citas

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Publicado

2018-06-21

Cómo citar

SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, D. A pesquisa ação-formação como instrumento de formação em serviço para integração das TIC na prática pedagógica do professor. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 51–64, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/63. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos