Reverberações da pandemia no cotidiano de estudantes de mestrado em educação:

Um estudo em duas universidades públicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.637
Abstract views: 235 / PDF downloads: 196

Resumen

Considerando la formación docente ofrecida em los programas de posgrado Stricto Sensu en Educación, este artículo busca presentar y discuitr las condiciones de acceso digital, la relación con el curso durante las clases a distancia, así como las implicaciones impostas por la Pandemia del Covid-19 en la vida de los estudiante frente a las metas educativas. Así, después de una contextualización de dos programas de posgrado en Educacion Stricto Senso envuektos en ese trabajo, sobre la situación abordada, presentamos datos que fueron recogidos a través de formulários Google en el primer y en el segundo año de la Pandemia. Los datos mostraron, entre otros efectos, la necesidad de reajustar las rutinas para atender las exigencias académicas, profesionales, familiares y personales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

BRASIL. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020 de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Diário Oficial da União, 2020a.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Diário Oficial da União, 2020b.

CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. Intenções e objetivos da educação superior: uma visão histórico-crítica. In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. (Orgs.). Por uma didática da Educação Superior. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2021.

CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. DE; MICHELOTTO, R. M. As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, n. 30, p. 267-281, jul./dez. 2010. ISSN Eletrônico: 2318-1982

CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008. ISSN 0104-7043

FARIAS, I M. S. de; CASTRO, F. M. F. M.; VEIGA, I. P. A. Que caminho seguir? Apontamentos sobre os objetivos educacionais no contexto da educação superior. In: VEIGA, I. P. A.; FERNANDES, R. C. de A. (Orgs.). Por uma didática da educação superior. Campinas: Autores Associados, 2020.

KUENZER, Acacia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade [online], Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1341-1362, Set./Dez. 2005. ISSN 1678-4626.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. In: Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. e-ISSN: 1983-9294

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso: 15 ago. 2021.


NÓVOA, A. Pedagogia: a terceira margem do rio. In: conferência: que currículos para o século XXI? Lisboa: Assembleia da República. Divisão de Edições; 2010. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/antigo/files/pub/CurrSecXXI/CurrSecXXI6.pdf. Acesso em 04 fev. 2022.

OLIVEIRA, B. R. de et al. Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do Estado de Minas Gerais. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 84–106, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13928. Acesso em: 22 out. 2021.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SIBILIA, P.; GALINDO, M. A. Correndo para não perder nada: Temporalidade ansiosa e a frustração do (i)limitado. In: Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 21, n. 2, p. 203-213, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39950. Acesso em: 15 ago. 2021.

Universidade Estadual de Minas Gerais - UFMG. Portaria n. 034, de 17 de março de 2020. Regulamenta a suspensão das aulas presenciais no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, conforme Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 de nº 01, de 16 de março de 2020, e dá outras providências. Belo Horizonte, Minas Gerais, Jornal Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://www.uemg.br/component/content/article/217-gabinete/portarias/4011-portaria-uemg-n-034-de-17-de-marco-de-2020?Itemid=437. Acesso em: 09 nov. 2021.

Universidade Federal de Goiás - UFG. Resolução CONSUNI n. 18 de 27 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá outras providências. Goiânia, GO, 2020. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CONSUNI_2020_0018.pdf. Acesso em: 09 nov. 2021.

VALENTE, G. S. C. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. In: Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153-e843998153, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. Acesso em: 15 out. 2021.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

BRANCO, J. C. S.; PADUA, K. C. .; TAVARES DO AMARAL, C. Reverberações da pandemia no cotidiano de estudantes de mestrado em educação: : Um estudo em duas universidades públicas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 61–76, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.637. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/637. Acesso em: 22 nov. 2024.