Os conhecimentos didáticos na formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.189Mots-clés :
Disciplina de didática, Didática geral, Formação de ProfessoresRésumé
Este artigo trata sobre os conhecimentos didáticos presentes na formação de professores a partir da análise de manuais de Didática Geral publicados nas últimas décadas. Na pesquisa optou-se pela seleção e análise de 9 manuais de Didática publicados nas décadas de 80, 90 e 2000, sendo esses manuais publicados um no início, no meio e no final de cada década. A pesquisa em manuais de Didática que tem como objetivo ensinar professores a ensinar, evidenciou a presença de temáticas clássicas e a inserção de novos temas na área da Didática. Os resultados evidenciaram uma possível convergência da Didática com outras áreas de conhecimento e uma possível dispersão dos temas e conhecimentos específicos da área da Didática. Os temas tratados no âmbito dos manuais de Didática Geral estão ora relacionados diretamente com o ensino e aprendizagem, ora relacionados diretamente com a formação de professores reflexivos e críticos considerando a relação com o currículo, inovação, tecnologia e diversidade.
Téléchargements
Références
_______, Marli E. Tendências no ensino de Didática no Brasil. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 191-204
_______, Marli E. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Anais XV Endipe. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499.
_______, Marli E; CRUZ, Gisele B. A produção do conhecimento didático na RBEP (1998-2010). Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 93, p. 443-462, 2012.
_______, Marli E, CRUZ, Gisele. B. A produção do conhecimento didático e a formação de professores no Brasil. In: OLIVEIRA, Maria Rita, PACHECO, José Augusto (Org.). Currículo, didática e formação de professores. 1ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013. (Série Prática Pedagógica).
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
CANDAU, Vera M. A Didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
________, Vera. M. & LEITE, Miriam S. A Didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, v. 37, nº 132, p. 731-758, set./dez. 2007.
CASTRO, Amélia. D. de. A Trajetória Histórica da Didática. Série Ideias, nº 11. São Paulo: FDE, 1991. p. 15-25. Disponível em <http://www.crmariocovas.sp. gov.br/pdf/ideias_11_p015-025_c.pdf>. Acesso em: 08 maio 2013.
________, Amélia. D. de; CARVALHO, Ana. Maria P. (Org.) Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2. p. 177-229,1990.
CRUZ, Gisele. B. da; ANDRÉ, Marli. E. Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educ. Rev., Belo Horizonte , v. 30, n. 4, p. 181-203, Dec. 2014 .
CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Clío en las aulas: la enseñanza de la historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas. Madrid: Akal, 1998.
FARIAS, Isabel M. S. de. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
FRANCO. Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo. Brasília, 2ª edição; Líber Livros Editora, 2005
FRANCO, Maria Amélia. S; FUSARI, José Carlos. Apresentação. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
_______. Maria Amélia S. & GUARNIERI, Maria Regina. Disciplina de Didática: Um Estudo Exploratório a Partir dos Planos de Ensino. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 3, n.5, jan.- jun. CATÓLICA UNISANTOS: 2011.
GARCIA, Tania. M. F B. Treinando habilidades para o ensino: perspectivas da Didática no início da década de 1970. In: Encuentro Internacional de Historia de la Educación “Entre la memoria y el olvido. Culturas, comunidades, saberes, 10, 2006. Anais… Guanajuato, México, 2006, p. 1-10, 2006 (CDROM).
GATTI, Bernadete. A; NUNES, Marina M. R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009. 155p.
HAYDT, Régina Célia C. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática. 1996.
LACANALLO, Luciana F et al. Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. Anais....VII Jornada do HISTEDBR. O trabalho didático na história da educação. Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007.
LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
_________, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. Goiânia. Edição do Autor. 2002
_________, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. [234-251]
________, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP. Brasília, v. 91, nº 229, p. 562-583, 2010.
MAIA, Helenice; MONTEIRO, Gabriela. C. dos S. A Didática na Formação Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Anais do EDUCERE. 2011.
MARIN, Alda J. Didática e currículo: conceitos, pesquisa e necessidade de avanço. In: Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 7. , Colóquio Sobre Questões Curriculares, 4, 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2008.
_______; Alda J. PENNA, Marieta G. O; RODRIGUES, A. C. C. A Didática e a Formação De Professores. Revista Diálogo Educacional. PUC/PR. Curitiba, V. 12, n. 35, p. 51-77, jan, abril 2012.
MARTINS, José do Prado. Didática Geral: fundamentos, planejamentos, metodologia, avaliação. São Paulo, Atlas, 1985
MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica/Didática prática: para além do confronto. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1989.
_________, Pura Lúcia. O, O campo da Didática: expressão das contradições da prática. In: EGGERT, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 585-601.
________, Pura Lúcia. O. ROMANOWSKI, Joana P. A Didática na formação pedagógica de professores nas novas propostas para os cursos de licenciatura. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente / organização de Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben ... [et al]. – Belo Horizonte: Autêntica. XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG. No período de 20 a 23 de abril de 2010.
MELLO, Josefina C. D. de. História da disciplina Didática geral em uma escola de formação de professores: (re) apropriação de discursos acadêmicos nos anos de 1980 e 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Setembro, 2002.
MOREIRA, Antônio F. B; MELGAÇO DA SILVA JÚNIOR, PAULO. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 9, n. 18, p. 45-54, jan./abr. 2016.
PACHECO, José Augusto; OLIVEIRA, Maria Rita. Os campos do currículo e da didática. In:
OLIVEIRA, M. R.; PACHECO, J. A. (Org.). Currículo, didática e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. p. 21-44
PILETTI, Claudino. Didática geral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PIMENTA, Selma. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. Anais do XIV ENDIPE Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Porto Alegre: CD Room, 2008. v. 1. p. 602-625.
________. Selma. G. FRANCO, Maria Amélia S. Didática: Embates Contemporâneos. Editora: Loyola: 2010.
SILVA, Vivian. B. da. Os livros das normalistas: os manuais pedagógicos na história da formação dos professores no Brasil (1930-1971), Revista QUAESTIO, Sorocaba, São Paulo, v. 10, n. 1/2, p. 115-132, maio/nov. 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TOSI, Maria R. Didática geral: um olhar para o futuro. 1. ed. Campinas, SP: Editora Alínea. 1996
VEIGA, Ilma. P. A. Lições de didática: Campinas, SP: Papirus, 2006
VEIGA, Ilma. P. A. et al. Por dentro da Didática: um retrato de três Pesquisas. In: Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VIEIRA, Débora Cristina. de O.; MARTINS, Pura Lucia. O. As Disciplinas de Didática nos Cursos De Licenciaturas. IX congresso Nacional de Educação EDUCERE, PUCPR, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.