Adoecimento docente, avanço das direitas e necropolítica no Brasil

Reflexões para a formação de professores

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.643
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Résumé

Com o avanço das direitas no Brasil na última década, associado à necropolítica e biopolítica, pode-se observar entre os professores um crescente mal-estar. No presente artigo oferecemos um estudo teórico sobre esses fenômenos, começando por uma consideração histórica sobre o sucesso das direitas no Brasil e no mundo, e percorrendo conceitos e reflexões em torno das estratégias biopolíticas e necropolíticas de subjetivação. Apresentamos, igualmente, algumas reflexões sobre estratégias de resistência nos processos de formação docente com base no pensamento de Paulo Freire. As inferências obtidas a partir desse estudo apontam, entre outras questões, que a educação e a formação de professores constituem importantes espaços de disputa política na atualidade e que o corpo dos professores tem se mostrado um campo de batalha, a sofrer danos consideráveis, portanto demandando atenção e cuidado.

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Références

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Publiée

2022-12-15

Comment citer

BAIONI DO NASCIMENTO, R.; DÍAZ, B. .; MARIA TEIXEIRA AMORIM, M. . Adoecimento docente, avanço das direitas e necropolítica no Brasil: Reflexões para a formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 31–44, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.643. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/643. Acesso em: 26 nov. 2024.