Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?
Mots-clés :
Desenvolvimento profissional, formação docente, comunidades investigativasRésumé
O conceito de desenvolvimento profissional docente (DPD) foi introduzido para enfatizar o processo de aprendizagem e desenvolvimento do professor ao invés de seu processo de formação. O DPD surge, portanto, para demarcar uma diferenciação com a ideia de formação docente baseada em cursos que não estabelecem relação com o cotidiano e com as práticas profissionais. Entretanto, o termo DPD tem recebido múltiplas significações e vem sendo utilizado e associado a diferentes processos e atividades que não rompem com o conceito tradicional de formação, além de não contribuírem com a problematização e transformação das práticas escolares e com a emancipação dos professores. Diante dessa problemática, o presente artigo tem o propósito de desenvolver um ensaio teórico com o intuito de discutir o conceito de DPD relacionado à profissão docente, tendo por base os usos e significados que têm sido estabelecidos na literatura e na pesquisa. Para isso, é feita uma revisão bibliográfica de estudos e documentos sobre o tema, dando destaque, de um lado, aos aspectos contraditórios sobre o uso e o significado desse conceito no contexto brasileiro e, de outro, a alguns contextos e práticas indutores ou catalisadores de DPD, como a pesquisa do professor e sua participação em comunidades investigativas.
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