A formação do professor alfabetizador: em busca da prática
Mots-clés :
Formação de professores, professores alfabetizadores, profissão do professorRésumé
O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores alfabetizadores de uma rede de ensino do sul do Brasil e tem por objetivo apresentar as discussões sobre a formação e a profissão do professor alfabetizador. A pesquisa teve abordagem qualitativa, uma vez que, a partir dos resultados, objetivou-se a compreensão dos processos vividos por um dado grupo social. Com auxílio do aporte teórico, foi possível verificar que a literatura nas áreas da formação de professores está crescendo e permite algumas análises com base em observações e pesquisas realizadas por autores como Tardif (2002), para o qual os saberes profissionais dos docentes são plurais e amalgamados aos pessoais e acadêmicos, entre outros. A pesquisa junto aos professores foi do tipo levantamento, também chamado survey, buscando dados sobre os sujeitos da pesquisa e a implicação dos fenômenos estudados, em um processo de exploração do campo de pesquisa. O survey obteve retorno de 138 questionários, o que representa 43% dos 318 professores que atuam nos primeiro e segundo anos do ensino fundamental da referida rede de ensino no ano de 2012. Nas análises, além dos dados adquiridos no campo da pesquisa, serão retomados os principais aspectos da investigação que envolvem a formação e a profissão do professor alfabetizador e as práticas pedagógicas dos alfabetizadores. Como principais resultados destacam-se o elevado índice de professores com pós-graduação e a busca por formações que impliquem diretamente na sua prática em sala de aula. Os principais autores de referência são Tardif (2002), Santos (2007), Cochran-Smith e Lytle (1999), entre outros.
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