Desenvolvimento profissional docente e saberes da educação superior: movimentos e tensões no espaço acadêmico

Autores

  • Maria Isabel Cunha
  • Beatriz Maria B. Atrib Zanchet
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Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, saberes docentes, ensino superior

Resumo

A perspectiva epistemológica da educação escolarizada tem repercussão no espaço acadêmico, com impactos nos currículos e nas práticas de ensinar e aprender. O paradigma da ciência moderna inspirou os rituais escolares e acadêmicos, impactando a representação de docência. A condição anunciada de esgotamento desse paradigma e as suas repercussões atingiu as práticas de ensinar e aprender. Sobre essa compreensão se alicerça o conceito de inovação pedagógica como ruptura paradigmática. Essas inovações exigem dos professores reconfiguração de saberes e favorecem o reconhecimento da necessidade de trabalhar no sentido de transformar a “inquietude” em energia emancipatória. Envolvem o reconhecimento da diferença e implicam, em grande medida, em um trabalho que consiste, especialmente, em gerir relações sociais com os estudantes. A condição da docência na universidade, caracterizada pela tensão destas exigências, envolve o ensino e a pesquisa e o consequente impacto social. Trata-se, pois, de uma ação complexa, que exige investimento no desenvolvimento profissional dos professores. Nesse contexto, há exigências de movimentos institucionais que deem guarida às demandas de formação, nem sempre assumidas pelas IES. Em geral há escassos recursos materiais e humanos para sua realização. É preciso sensibilidade e investimento para consolidar processos que assumam a pedagogia universitária como emergente, cada vez mais legitimada como um saber fundamental aos novos paradigmas de conhecimento.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

CUNHA, M. I.; ZANCHET, B. M. B. A. Desenvolvimento profissional docente e saberes da educação superior: movimentos e tensões no espaço acadêmico. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 11–22, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/101. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos