Desenvolvimento profissional docente e saberes da educação superior: movimentos e tensões no espaço acadêmico
Mots-clés :
Desenvolvimento profissional, saberes docentes, ensino superiorRésumé
A perspectiva epistemológica da educação escolarizada tem repercussão no espaço acadêmico, com impactos nos currículos e nas práticas de ensinar e aprender. O paradigma da ciência moderna inspirou os rituais escolares e acadêmicos, impactando a representação de docência. A condição anunciada de esgotamento desse paradigma e as suas repercussões atingiu as práticas de ensinar e aprender. Sobre essa compreensão se alicerça o conceito de inovação pedagógica como ruptura paradigmática. Essas inovações exigem dos professores reconfiguração de saberes e favorecem o reconhecimento da necessidade de trabalhar no sentido de transformar a “inquietude” em energia emancipatória. Envolvem o reconhecimento da diferença e implicam, em grande medida, em um trabalho que consiste, especialmente, em gerir relações sociais com os estudantes. A condição da docência na universidade, caracterizada pela tensão destas exigências, envolve o ensino e a pesquisa e o consequente impacto social. Trata-se, pois, de uma ação complexa, que exige investimento no desenvolvimento profissional dos professores. Nesse contexto, há exigências de movimentos institucionais que deem guarida às demandas de formação, nem sempre assumidas pelas IES. Em geral há escassos recursos materiais e humanos para sua realização. É preciso sensibilidade e investimento para consolidar processos que assumam a pedagogia universitária como emergente, cada vez mais legitimada como um saber fundamental aos novos paradigmas de conhecimento.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.