Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura

Autores

  • Taniamara Vizzotto Chaves
  • Eduardo Adolfo Terrazzan
Abstract views: 296 / PDF downloads: 444

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Cursos de licenciatura, Formação pedagógica

Resumo

A Formação Pedagógica (FP) realizada, oferecida e proporcionada nos cursos de formação inicial de professores é uma componente fundamental na preparação para o exercício da docência. Entretanto, historicamente, o que se observa é que a FP sempre teve um caráter secundário em relação à formação para a área disciplinar. A instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para atuação na Educação Básica (DCNs), decorrente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, fez com que a FP assumisse maior relevância na formação inicial de professores, resultando em aspectos como a instituição de um quinto da carga horária dos cursos para disciplinas pedagógicas. Esta pesquisa documental teve como objetivo compreender as formas de organização da FP em sete cursos de licenciatura de uma universidade federal situada na região Sul do Brasil. Os resultados sinalizam que: a preparação e o exercício da docência não se constituem como principais ou únicos focos dos cursos analisados; o modelo “3 +1” continua vivo e latente na organização dos cursos analisados; e as disciplinas e conhecimentos relacionados à FP continuam sendo secundarizados. De maneira geral, os cursos analisados carecem de identidade docente e a FP ainda se configura como um apêndice na formação docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez.1996.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: La Pensée Sauvage, 1991.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 381-406, 2005.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1995.

GATTI, B. A.; NUNES, Maria Muniz Rossa. Formação de Professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE. 2009.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRE, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Francisco Pereira de Lima. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 1998.(Coleção Fronteiras da Educação).

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério Segundo Grau; Série Formação do Professor).

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 161-178.

PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. Formação de professores; identidades e saberes da docência. In: ______ (Org.). Saberes pe-dagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, M. E. G. Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Cambridge, v.15, n.2, p.4-14, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

CHAVES, T. V.; TERRAZZAN, E. A. Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 31–44, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/120. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos