Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura

Autores

  • Taniamara Vizzotto Chaves
  • Eduardo Adolfo Terrazzan
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Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes docentes, Cursos de licenciatura, Formação pedagógica

Resumo

A Formação Pedagógica (FP) realizada, oferecida e proporcionada nos cursos de formação inicial de professores é uma componente fundamental na preparação para o exercício da docência. Entretanto, historicamente, o que se observa é que a FP sempre teve um caráter secundário em relação à formação para a área disciplinar. A instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para atuação na Educação Básica (DCNs), decorrente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, fez com que a FP assumisse maior relevância na formação inicial de professores, resultando em aspectos como a instituição de um quinto da carga horária dos cursos para disciplinas pedagógicas. Esta pesquisa documental teve como objetivo compreender as formas de organização da FP em sete cursos de licenciatura de uma universidade federal situada na região Sul do Brasil. Os resultados sinalizam que: a preparação e o exercício da docência não se constituem como principais ou únicos focos dos cursos analisados; o modelo “3 +1” continua vivo e latente na organização dos cursos analisados; e as disciplinas e conhecimentos relacionados à FP continuam sendo secundarizados. De maneira geral, os cursos analisados carecem de identidade docente e a FP ainda se configura como um apêndice na formação docente.

 

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Referências

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

CHAVES, T. V.; TERRAZZAN, E. A. Um estudo sobre as formas de organização da formação pedagógica em cursos de licenciatura. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 31–44, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/120. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos