A escola de tempo integral e a formação de seus professores no plano nacional de educação/2014-2024: reflexões, contradições e possibilidades

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
  • Sandra Rosa
Abstract views: 925 / PDF downloads: 1478

Palavras-chave:

Educação integral, Escola de tempo integral, Formação de professores

Resumo

A questão que norteia este artigo é a formação de professores para a escola de tempo integral no Plano Nacional de Educação 2014-2014. A preocupação que orienta o estudo refere-se à necessidade, ou não, de uma formação específica para o professor das escolas de tempo integral a partir da análise das particularidades, tanto da natureza quanto dos processos de trabalho docente nessas escolas. O problema do tempo de escola e de sua ampliação trazem, neste atual momento de implementação do PNE, questões filosóficas, políticas e pedagógicas importantes, uma vez que o tempo escolar ampliado tem sido compreendido como uma dimensão fundamental para a melhoria da qualidade da educação e como um caminho iniludível rumo à educação integral. Por outro lado, concepções assistencialistas e compensatórias também emergem quando se pensa e se realiza a educação escolar em tempo integral, o que demanda esclarecer os conceitos de educação integral, escola de tempo integral e tempo escolar, inserindo nessa reflexão as novas demandas de formação e de trabalho, colocadas para os professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

SILVA, K. A. C. P. C. da; ROSA, S. A escola de tempo integral e a formação de seus professores no plano nacional de educação/2014-2024: reflexões, contradições e possibilidades. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 119–134, 2016. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/136. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos