Formação docente para a educação infantil: uma leitura do curso de pedagogia pós diretrizes curriculares

Autores

  • Leandra Fernandes do Nascimento
  • Maria Marina Dias Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.154
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, Currículo

Resumo

O estudo representa um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada no Ceará, tendo como objetivo geral - analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em Pedagogia, em sete (7) Cursos de Pedagogia presenciais e um (1) EaD de uma Instituição de Ensino Superior multi campi. Caracteriza-se por ser uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir da pesquisa documental - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia de 2006 e a Resolução CNE/CP 2/2015, e, as Matrizes Curriculares. Os dados foram analisados à luz dos conhecimentos teóricos relacionados à Formação Docente, Currículo, e Educação Infantil. Os resultados apontam que a formação docente inicial dessa instituição precisa ser repensada, considerando não somente as exigências legais, mas que reveja seus conceitos, inclusive como instituição que oferece cursos presenciais. Nesse campo há que se refletir criticamente sobre os elementos oferecidos durante a formação do futuro professor para a Educação Infantil da educação básica brasileira.

 

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, L. F. do; CAVALCANTE, M. M. D. Formação docente para a educação infantil: uma leitura do curso de pedagogia pós diretrizes curriculares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 107–124, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i17.154. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/154. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos