PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UMA ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.698
Abstract views: 295 / PDF downloads: 190

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Formação de professores, Narrativas, Experiências formativas

Resumo

O presente texto pauta-se em pesquisa qualitativa, cuja intenção foi analisar, por meio de narrativas, experiências que impactaram professores em processo de formação. Para isso, exploramos o conceito de experiência e situamos as narrativas autobiográficas como possibilidade de formação, dialogando com autores, como Peter Alheit (2006), Pierre Dominicé (2006), Josso (2007, 2010) e Christine Delory-Momberger (2010, 2012), entre outros. Os resultados nos possibilitam dizer que as narrativas de vida se constituem uma chave potente para a formação. A ação sobre si mesmo desencadeia processos complexos de significação e interpretação que questionam os quadros de referência até então utilizados para balizar a vida, favorecendo a produção de novos saberes que por si só provocam novas orientações biográficas, assentadas em uma maior autonomia adquirida com base no autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagem ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.1, p.177-197, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011

BAUMAN, Zigmunt. Tempos Líquidos. Rio de janeiro: Zahar, 2007.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa Social Reconstrutiva: introdução a métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

BOUTINET, Jean-Pierre A imaturidade da vida adulta. Porto: RÈS- Editora, 1999.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 523-536, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011

DOMINICÉ, Jean-Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n2, p 345-357, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200010

DOMINICÉ, Jean-Pierre. A imaturidade da vida adulta. Porto: RÉS, 1999.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individualização e formação - São Paulo: Paulus, 2003.

FURLANETTO, Ecleide Cunico; POSSATO, Beatriz. A especificidade da atuação do coordenador pedagógicos e a formação: narrativas de experiências. In: ALMEIDA, Laurinda Ribeiros; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; (orgs). O coordenador pedagógico e seus percursos narrativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018.

JOSSO, Marie Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN; EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MACEDO, R. S. Implicação, autorização e standartização curricular: a formação de professores como re-existência. Revista e-Curriculum. São Paulo. v.13. n.4. out./dez., 2015.

MARONI, A. Figuras da imaginação. São Paulo: Summus, 2001.

MÉHAUT, Philippe. Formação ao longo da vida. In. Dicionário de Educação. Coordenação: Agnes van Zanten. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto (trans) formador. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

SNYDRES, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

FURLANETTO, E. C.; NUNES, C. N.; GONÇALVES, I. N. de C. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UMA ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 75–88, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i33.698. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/698. Acesso em: 1 mar. 2024.