Prodoc: 20 anos de pesquisas sobre a profissão, a formação e a condição docentes

Autores

  • Júlio Emílio Diniz Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.181
Abstract views: 905 / PDF downloads: 618

Palavras-chave:

Profissão docente, Condição docente, Formação de professores

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar, em linhas gerais, um breve panorama sobre as atividades do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG) e as concepções de docência e formação de professoras/es que permeiam os trabalhos desse grupo. Criado em 1997, em um momento em que ampliam-se as discussões sobre a formação dos profissionais da educação,o Núcleo possui uma produção científica que contempla aspectos da profissão docente e suas variadas dimensões realizando pesquisas principalmente sobre condição docente e formação de professoras/es em todos os níveis. Atento a temas comumente silenciados dentro da pesquisa sobre a formação e prática docentes no âmbito da condição docente, o grupo completou duas décadas de existência, assumindo a responsabilidade de permanecer contribuindo com o campo da pesquisa sobre formação de professoras/es no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, Maria Virgínia de (Org.). Juventude e adolescência no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2005, p. 19-35.
ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990-1998. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: CP&A, 2000, p. 83-99.
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CARVALHO, Marília Pinto. Ensino, uma atividade relacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.11, p.17-32, mai/jun./jul./ago.1999.
DALBEN, Ângela I L de Freitas (org.) e outros. Singular ou Plural: eis a escola em questão, Belo Horizonte: GAME/FaE/UFMG, Belo Horizonte, 2000.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.24, p. 40-52, set./out./nov./dez. 2003.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.79, p.257-72, ago. 2002.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, SP: Cortez, 1995.
FREITAS, Helena Costa L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n.80, p.137-168, set. 2002.
GABRIEL, Carmen T. Escola e Cultura: uma articulação inevitável e conflituosa. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reiventar a Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 17-46.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
OLIVEIRA, Betty. Paradigmas e alienação na pesquisa em Educação: a problemática da cotidianidade. In: _______ O trabalho educativo: reflexões sobre paradigmas e problemas do pensamento pedagógico Brasileiro. Campinas: Autores Associados, 1996, p. 25-41.
SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. Alfabetização − Brasil. Brasília: MEC Inep/Comped, 2000.
TENTI FANFANI, Emilio. La condición docente: análisis comparado de Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

DINIZ PEREIRA, J. E. Prodoc: 20 anos de pesquisas sobre a profissão, a formação e a condição docentes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 67–74, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.181. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/181. Acesso em: 5 nov. 2024.