A Formação Pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB: repensando a prática como componente curricular

Autores

  • Fábio do Nascimento Fonsêca UFPB
  • Lenilton Francisco de Assis UFPB

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.196
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Pedagógica, Pratica curricular como componente

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da Prática como Componente Curricular (PCC) no âmbito da formação pedagógica dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estudo de natureza qualitativa, faz uso de análise documental para avaliar as definições conceituais e normativas da PCC nos currículos das licenciaturas do país e sua regulamentação na UFPB. Na sequência, coloca questões que confrontam os documentos normativos nacionais e institucional, além de apresentar princípios que subsidiam a elaboração de uma proposta de formação pedagógica na qual a PCC adquire nova dimensão e nova organização curricular. Ao final, há um quadro síntese da proposta com a qual se espera fomentar o debate e as revisões dos projetos pedagógicos das licenciaturas da UFPB e de outras instituições onde a PCC também suscita dúvidas e controvérsias.

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Referências

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Publicado

2019-07-12

Como Citar

FONSÊCA, F. do N. .; ASSIS, L. F. de. A Formação Pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB: repensando a prática como componente curricular. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 27–44, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.196. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/196. Acesso em: 27 dez. 2024.