The pedagogical formation of the UFPB's licensing courses: rethinking the practice as a curricular component

Authors

  • Fábio do Nascimento Fonsêca UFPB
  • Lenilton Francisco de Assis UFPB

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.196
Abstract views: 924 / PDF downloads: 1418

Keywords:

Teacher training, Pedagogical formation, Practice as curricular component

Abstract

The article presents a reflection on the role of Practice as a Curricular Component (PCC) within the pedagogical formation of teacher courses at the Federal University of Paraíba (UFPB). It is a qualitative study that uses documentary analysis to evaluate the conceptual and normative definitions of the PCC in the curricula of the country's teacher courses and its regulation in the UFPB. It then poses questions that confront national and institutional normative documents, as well as presenting principles that support the elaboration of a pedagogical formation proposal in which the PCC acquires a new dimension and new curricular organization. At the end, there is a summary table of the proposal where it is hoped to promote the debate and revisions of the pedagogical projects of the teacher courses of the UFPB and other institutions where the PCC also raises doubts and controversies.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

REFERÊNCIAS

ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

BARBOSA, Alessandro Tomaz. A Prática como Componente Curricular nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf > Acesso em: 28 nov. 2001
______. Resolução CNE/CP Nº. 1/2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf > Acesso em: 23 abr. 2002

______. Resolução CNE/CP Nº. 2/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf > Acesso em: 28 out. 2002

______. Parecer CNE/CES Nº. 15/2005. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP Nº. 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0015_05.pdf > Acesso: 16 nov. 2005

______. Resolução CNE/CP Nº. 2/2015. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015 > Acesso em: 21 set. 2015

ESCARIÃO. Glória das Neves Dutra; NÁDER, Alexandre Antônio Gili. Recuperando a memória: o impacto da resolução CONSEPE 04/ 2004 na carga de ensino de graduação dos departamentos do CE. João Pessoa, 2004 (mimeo.).

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, N. 68, Dezembro/99. p. 239-277

NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE/UFPB Nº. 04/2004. Estabelece a base curricular para a formação pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB.

______. Resolução CONSEPE/UFPB Nº. 46/2012. Altera a Resolução CONSEPE/UFPB nº 04/2004, que estabelece a base curricular para a formação pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB. Disponível em: < https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf > Acesso em: 21 set. 2017

______. Resolução CONSEPE/UFPB Nº. 16/2015. Aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: < https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf > 23 set. 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Resolução Nº. 01/2017 – DME/CE/UFPB. Regulamenta os componentes curriculares obrigatórios de Estágio Supervisionado de Ensino cadastrados no Departamento de Metodologia da Educação e oferecidos aos cursos presenciais de licenciatura do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Boletim de Serviços, Nº. 54, p. 58-43, 28/09/2017. Disponível em: < https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/departamento/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=1385&noticia=75525311 > Acesso em: 02 nov. 2017

WEBER, Silke. Notas sobre o CNE e a qualidade do ensino superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 91 – 96, 2002.

Published

2019-07-12

How to Cite

FONSÊCA, F. do N. .; ASSIS, L. F. de. The pedagogical formation of the UFPB’s licensing courses: rethinking the practice as a curricular component. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 27–44, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.196. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/196. Acesso em: 22 nov. 2024.