Sostenibilidad y gobernanza universitaria en Gabón: retos y perspectivas para la formación de maestros en la escuela normal superior de libreville

Autores

  • Véronique Solange Okome-Beka École Normale Superieure Libreville

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.346
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Palavras-chave:

Ecola Normal Superior, governança universitária, inclusão participativa, desenvolvimento sustentável, Gabão.

Resumo

É reconhecido em todo o mundo que o ensino superior deve desempenhar um papel determinante no processo de desenvolvimento. Por cerca de sessenta anos, o ensino superior no Gabão sofreu uma série de greves recorrentes. Além disso, pesquisadores como Ngou Milamaet al. (2010) Maganga et al. (2013), que se interessavam por esse nível de educação, argumentam que seus resultados são confusos porque os objetivos que se propôs desde a sua criação parecem ter sido parcialmente alcançados. Para esses autores, as crises observadas resultam da falta de regulamentação dos órgãos de governança, o que resulta em má governança. Assim, hoje, mais do que no passado, o ensino superior é chamado a melhorar sua governança diante dos desafios do terceiro milênio, na formação de cidadãos informados, a fim de dar a cada um deles as chaves para sua integração social e profissional para estabelecer desenvolvimento sustentável no Gabão. Nesse contexto, propõe-se administrar estabelecimentos educacionais de maneira diferente, envolvendo todos os interessados. Queremos ver através deste estudo se os estabelecimentos de ensino superior no Gabão, em particular a École Normale Supérieure, responsável pela formação de professores, integraram as novas formas de governança introduzidas pelo desenvolvimento sustentável com base em uma abordagem participativa de natureza inclusiva.

 

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

OKOME-BEKA, V. S. Sostenibilidad y gobernanza universitaria en Gabón: retos y perspectivas para la formación de maestros en la escuela normal superior de libreville. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 93–108, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.346. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/346. Acesso em: 2 dez. 2024.