Contribuições do programa residência pedagógica da Universidade Estadual do Ceará na formação de professores da educação básica

Autores

  • LACERDA, CECÍLIA ROSA Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco SILVA Universidade Estadual do Ceará
  • SANTOS NETO Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.405
Abstract views: 1646 / PDF downloads: 1894

Palavras-chave:

Profissionalidade docente. Identidade docente. Teoria e Prática. Programa Residência Pedagógica (PRP).

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo geral compreender as contribuições do Programa de Residência Pedagógica na formação dos professores da Educação Básica. A abordagem metodológica foi qualitativa, tipo estudo de caso, com a realização de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com licenciandos dos cursos de Letras/Português, Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, e, neste texto, são apresentados, somente, os dados expressos nas entrevistas. As discussões da investigação voltaram-se para formação docente, identidade docente e profissão docente. Os resultados indicaram que o Programa apresenta, para os licenciandos, uma maior permanência e aprendizagem no ambiente da escola e integração entre universidade e escola, contribuindo para o processo de formação docente e fortalecimento da articulação entre teoria e prática. Aponta-se uma certa ingenuidade nos posicionamentos dos estudantes, que atribuem uma visão aplicacionista e redentora ao Programa, exigindo uma maior crítica e reflexividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, maio/1983. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6208205.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2020.

ANPEd. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A Política de Formação de Professores no Brasil de 2018: uma análise dos editais capes de Residência Pedagógica e Pibid e a reafirmação da resolução CNE/CP02/2015. Documento apresentado pela ANPEd em Audiência do CNE em 09 de abril de 2018. Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/images/formacaoprofessores_anped_final.pdf>. Acesso em: 15 de julho.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 277 p.

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 160 p.

BÉLAIR, L. A formação para a complexidade do ofício de professor. In: PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 55-65.

BERTOLINI, M. A. A. Sobre educação: diálogos. In: SOUZA, A. I. (Org.). Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2015. 344 p.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria Gab. Nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília: CAPES, 2019a. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/regulamento/19122019_Portaria_259_Regulamento.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital Nº 06/2018. Programa de residência pedagógica: chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de residência pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 20 jan. 2020.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 1997. 296 p.

CUNHA, M. I. Formação de professores: espaços e processos em tensão. In: GATTI, B. A.; SILVA JUNIOR, C. A. da; MIZUKAMI, M. da G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; SPAZZIANI, M. de L. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. P. 85-95.

FARIA, J. B.; PEREIRA, J. E. D. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393>. Acesso em: 10 dez. 2019.

FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. S. L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2014. 180 p.

FREITAS, B. M.; COSTA, E. S.; LIMA, M. S. L. O estágio curricular supervisionado e construção da profissionalidade docente. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 6, n. 1, p. 36-42, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090>. Acesso em: 05 de agosto 2020.

GATTI, B. A. Formação de professores: compreender e revolucionar. In: GATTI, B. A.; SILVA JUNIOR, C. A. da; MIZUKAMI, M. da G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; SPAZZIANI, M. de L. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 229-243

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015. 260 p.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 2011. 128 p.

AUTOR, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012. p. 53-79.


LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013. 128 p.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2020.

OLIVEIRA, R. G. Estágio curricular supervisionado: horas de parceria escola-universidade. Jundiaí: Editorial, 2014. 289 p.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes de docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15 a 34

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012. 356 p.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

ROLDÃO, M. do C. N. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional, Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234>. Acesso em: 13 de julho de 2020.

ROLDÃO, M. do C. N. Formação de professores e desenvolvimento profissional, Rev. Educ., Campinas, v. 22, n. 2, p. 191-202, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/3638>. Acesso em: 13 de julho de 2020.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 73, p. 209-244, dez./2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019.

UECE. Universidade Estadual do Ceará. Ministério da Educação. Projeto Institucional Residência Pedagógica. Plataforma Paulo Freire: UECE/MEC, 2018. Documento impresso.

VAILLANT, D. Para uma mudança radical na formação inicial de professores. In: SILVA JÚNIOR, C. A.; GATTI, B. A.; MIZUKAMI, M. G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; SPAZZIANI, M. L. (Org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 33-44

VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2012. 137 p.

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014. 254 p.

ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e Práticas. Lisboa: EDUCA, 1993. 131 p.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

LACERDA, cecilia R.; SILVA, F. .; SANTOS NETO, M. B. . Contribuições do programa residência pedagógica da Universidade Estadual do Ceará na formação de professores da educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 137–154, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.405. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/405. Acesso em: 20 nov. 2024.