O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Histórico E Perspectivas
Palavras-chave:
Formação continuada; Programa de Residência Docente; Colégio Pedro IIResumo
Este trabalho pretende apresentar o Programa de Residência Docente (PRD), desenvolvido pelo Colégio Pedro II. Abordar a Residência Docente é tratar também da questão da formação continuada, que permanece como uma das lacunas nas políticas públicas da Educação Brasileira. Assim, é necessário ter-se um professor que avalie e reflita sobre suas práticas pedagógicas e que encare o magistério como um eterno ‘vir a ser’. Nesse sentido, a formação continuada e, em última instância, o Programa de Residência Docente buscam a construção de um perfil de professor-pesquisador, o qual, além de investigar práticas e processos pedagógicos, avalia o contexto socioeducativo e se autoavalia. Abordamos no texto, questões como o histórico do Colégio Pedro II e sua tradição na pesquisa; as motivações que levaram à criação e execução do PRD; a presença do PRD no organograma institucional e as perspectivas do Programa de Residência Docente na politica educacional atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.