O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Histórico E Perspectivas

  • Francisco Mattos Colegio Pedro II
  • Jorge Marques COLEGIO PEDRO II
  • Aira Suzana Ribeiro Martins COLEGIO PEDRO II
Palavras-chave: Formação continuada; Programa de Residência Docente; Colégio Pedro II

Resumo

Este trabalho pretende apresentar o Programa de Residência Docente (PRD), desenvolvido pelo Colégio Pedro II.  Abordar a Residência Docente é tratar também da questão da formação continuada, que permanece como uma das lacunas nas políticas públicas da Educação Brasileira. Assim, é necessário ter-se um professor que avalie e reflita sobre suas práticas pedagógicas e que encare o magistério como um eterno ‘vir a ser’. Nesse sentido, a formação continuada e, em última instância, o Programa de Residência Docente buscam a construção de um perfil de professor-pesquisador, o qual, além de investigar práticas e processos pedagógicos, avalia o contexto socioeducativo e se autoavalia. Abordamos no texto, questões como o histórico do Colégio Pedro II e sua tradição na pesquisa; as motivações que levaram à criação e execução do PRD; a presença do PRD no organograma institucional e as perspectivas do Programa de Residência Docente na politica educacional atual.

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Biografia do Autor

Jorge Marques, COLEGIO PEDRO II

Doutorado em Literatura Brasileira pela UFRJ (2013). Professor do Ensino Fundamental e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) do Colégio Pedro II. O autor é também Coordenador do Programa de Residência Docente (PRD) da mesma instituição.

Publicado
22-12-2020
Como Citar
MATTOS, F. R.; MARQUES, J.; MARTINS, A. S. R. O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Histórico E Perspectivas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 43-52, 22 dez. 2020.