O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Histórico E Perspectivas
Palabras clave:
Formação continuada; Programa de Residência Docente; Colégio Pedro IIResumen
Este trabalho pretende apresentar o Programa de Residência Docente (PRD), desenvolvido pelo Colégio Pedro II. Abordar a Residência Docente é tratar também da questão da formação continuada, que permanece como uma das lacunas nas políticas públicas da Educação Brasileira. Assim, é necessário ter-se um professor que avalie e reflita sobre suas práticas pedagógicas e que encare o magistério como um eterno ‘vir a ser’. Nesse sentido, a formação continuada e, em última instância, o Programa de Residência Docente buscam a construção de um perfil de professor-pesquisador, o qual, além de investigar práticas e processos pedagógicos, avalia o contexto socioeducativo e se autoavalia. Abordamos no texto, questões como o histórico do Colégio Pedro II e sua tradição na pesquisa; as motivações que levaram à criação e execução do PRD; a presença do PRD no organograma institucional e as perspectivas do Programa de Residência Docente na politica educacional atual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.