Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica

Autores

  • Eliana Silva Felipe Universidade Federal do Pará
  • Celi Bahia Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.436
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Palavras-chave:

Residência pedagógica. Formação inicial. Pedagogia. Aprendizagem da docência.

Resumo

O artigo analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem profissional da docência de estudantes do curso de Pedagogia da UFPA, problematizando os aspectos mais relevantes à apropriação de saberes profissionais. Para tanto, examina, por meio da análise documental, as diretrizes gerais do Programa, os percursos formativos vivenciados pelos estudantes e documentados em relatórios, anotações e avaliações escritas, entre outros documentos. Aponta-se entre os aspectos mais relevantes à socialização profissional e às aprendizagens dela decorrentes  no processo de Residência Pedagógica a qualidade dos espaços formativos, a vivência do trabalho educativo em sua totalidade, o envolvimento pessoal e profissional com as preceptoras, a prática da pesquisa como atividade que articula teoria e prática, produzindo intervenções nos campos de estágio profissional mais criativas e contextualizadas, entre outros aspectos.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

FELIPE, E. S.; DA COSTA SILVA BAHIA, C. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 81–94, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.436. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/436. Acesso em: 2 dez. 2024.