Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.436Keywords:
Residência pedagógica. Formação inicial. Pedagogia. Aprendizagem da docência.Abstract
O artigo analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem profissional da docência de estudantes do curso de Pedagogia da UFPA, problematizando os aspectos mais relevantes à apropriação de saberes profissionais. Para tanto, examina, por meio da análise documental, as diretrizes gerais do Programa, os percursos formativos vivenciados pelos estudantes e documentados em relatórios, anotações e avaliações escritas, entre outros documentos. Aponta-se entre os aspectos mais relevantes à socialização profissional e às aprendizagens dela decorrentes no processo de Residência Pedagógica a qualidade dos espaços formativos, a vivência do trabalho educativo em sua totalidade, o envolvimento pessoal e profissional com as preceptoras, a prática da pesquisa como atividade que articula teoria e prática, produzindo intervenções nos campos de estágio profissional mais criativas e contextualizadas, entre outros aspectos.
Downloads
References
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Programa de Residência Pedagógica: resultado da terceira etapa de seleção – projeto institucional. 2018b Disponível em: http://200.130.18.222/images/stories/download/editais/resultados/01082018_Resultado_0744166_RESULTADO_TERCEIRA_ETAPA___PAGINA_DA_CAPES.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.b. Tradução: Cristina Antunes.
NÓVOA, António O lugar da licenciatura. 2016. Disponível em: forproll.com/o-lugar-da-licenciatura/. Acesso em: 03 mar. 2019.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, p. 1106-1136, out./dez. 2017.
NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, Antonio (Org). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função Docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. v. 1, n. 4, p. Teoria & Educação 215-253, 1991.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, R.J.: Editora Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n.4. Porto Alegre, RS. 1991.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n 209 o 73, Dezembro/2000
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Institucional: Residência Pedagógica. Belém, 2019. Impresso.
ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 05 set. 2020.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.