Formação docente para as relações étnico-raciais: o que dizem professores de sociologia do ensino médio?

Autores

  • Isabela Rodrigues Ligeiro UEMG
  • José Eustaquio de Brito Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.476
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Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada entre 2018 e 2019, que objetivou compreender como aulas e atividades propostas por professores de sociologia do ensino médio têm contribuído para o desenvolvimento de uma educação das relações étnico-raciais tendo em vista a implementação da Lei 10639/03. O tema da formação docente e relações étnico-raciais se fez presente de forma recorrente na pesquisa. Esse artigo aborda implicações dessa lei para formação docente considerando as diretrizes que orientam essa formação. Foram entrevistados 7 (sete) professores de sociologia do ensino médio em atividade na capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dados da pesquisa revelam que, não obstante a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afrobrasileira, a formação inicial vivenciada pelos sujeitos da pesquisa não contempla, de forma satisfatória, a abordagem do tema.

 

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

RODRIGUES LIGEIRO, I.; BRITO, J. E. de. Formação docente para as relações étnico-raciais: o que dizem professores de sociologia do ensino médio?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 11–26, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.476. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/476. Acesso em: 21 nov. 2024.