Pesquisa e formação de professores

A presença de Marli André na educação Brasileira

  • Romilda Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR
  • Jaqueline Nagel Rede Municipal de Ensino de Curitiba e Pontificia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Marli André. Homenagem. Formação de professores. Pesquisa. Educere-PUCPR.

Resumo

O artigo objetiva realizar uma homenagem à professora Marli André e para isso procura os sentidos e significados que a pesquisadora deu a um conjunto de obras que apontam a relação entre a pesquisa e a formação de professores. Na primeira parte, selecionamos e apresentamos cada uma delas, tomando-as em sua singularidade e como “constantes sociais” que contribuíram para a definição do campo da formação de professores e formação de professores no Brasil. Na segunda, destacamos a participação de Marli André no Congresso Nacional de Educação – Educere, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nas edições de 2004 a 2019, bem como sua contribuição por meio das discussões de políticas de formação de professores em palestras, mesas-redondas e comunicações, além da homenagem que seus orientandos registraram no Educere de 2004.

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Biografia do Autor

Romilda Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Líder do grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS/PUCPR), certificado pelo CNPq, que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Pesquisadora Associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed) e à Catedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, da Fundação Carlos Chagas. Membro do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais – NEARS/PUC-SP. Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná (2019-2021).

Jaqueline Nagel, Rede Municipal de Ensino de Curitiba e Pontificia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela PUCPR na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente, coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

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Publicado
2021-12-01
Como Citar
ENS, R.; NAGEL, J. Pesquisa e formação de professores: A presença de Marli André na educação Brasileira. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 13, n. 28, p. 119-132, 1 dez. 2021.