Investigación y formación docente

A presença de Marli André na educação Brasileira

Autores/as

  • Romilda Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR
  • Jaqueline Nagel Rede Municipal de Ensino de Curitiba e Pontificia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.537
Abstract views: 1968 / PDF downloads: 1937

Palabras clave:

Marli André., Homenaje. Formación del profesorado. Investigar. Educere-PUCPR.

Resumen

O artigo objetiva realizar uma homenagem à professora Marli André e para isso procura os sentidos e significados que a pesquisadora deu a um conjunto de obras que apontam a relação entre a pesquisa e a formação de professores. Na primeira parte, selecionamos e apresentamos cada uma delas, tomando-as em sua singularidade e como “constantes sociais” que contribuíram para a definição do campo da formação de professores e formação de professores no Brasil. Na segunda, destacamos a participação de Marli André no Congresso Nacional de Educação – Educere, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nas edições de 2004 a 2019, bem como sua contribuição por meio das discussões de políticas de formação de professores em palestras, mesas-redondas e comunicações, além da homenagem que seus orientandos registraram no Educere de 2004.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 55-70.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. 3. ed. Brasília, DF: Liber Livros Editora, 2008.
ANDRÉ, Marli. A pedagogia das diferenças. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002a. p. 11-26.
ANDRÉ, Marli; DARSIE, Marta Maria Pontin. Novas práticas de avaliação e a escrita do diário: atendimento às diferenças? In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002b. p. 27-46.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v. 33, n. 3, 19 dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075/5719. Acesso em: 26 out. 2021.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago/dez 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4. Acesso em: 26 out. 2021.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.); COMITÊ DOS PRODUTORES DA INFORMAÇÃO EDUCACIONAL; ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (BRASIL). Formação de professores no Brasil: (1990-1998). Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2002c. 364 p. (Estado do conhecimento, 6).
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O trabalho docente dos professores iniciantes: uma construção dialógica. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPR, 2013. p. 12815-12816 [online].
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, pp. 7-18, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 26 out. 2021.
ENS, Romilda Teodora. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de pedagogia. 2006. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2006.
ENS, Romilda Teodora; ANDRÉ, Marli. Significados de pesquisa segundo professores formadores de um curso de Pedagogia. Série-Estudos (UCDB), Campo Grande, v. 24, p. 77-87, 2007.
ENS, Romilda Teodora; GISI, Maria Lourdes. Políticas educacionais no Brasil e a formação de professores. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Políticas de formação do professor: caminhos e percursos. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 25-50.
GATTI, Bernadete. Pesquisa em educação e formação de professores. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, 2010. p. 117-134.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986.
PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; HOBOLD, Marcia de Souza. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPR, 2013. p. 10242- 10255 [online].
REIS, Adriana Teixeira; SILVA, Jeanny Meiry Sombra. Práticas inovadoras na formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.3, p. 175-181, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/429/344 . Acesso em: 23 out. 2021.
SILVA, Wilker Solidade da. A pesquisa qualitativa em educação. Horizontes – Revista de Educação, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 97-105, jan. 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3759/2050. Acesso em: 23 out. 2021.
THOMAZ, Petronio Generoso; ASSAD, Renato Samy; MOREIRA, Luiz Felipe P. Uso do fator de impacto e do índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online], v. 96, n. 2, p. 90-93, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2011000200001. Acesso em: 26 out. 2021.

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

ENS, R.; NAGEL, J. Investigación y formación docente: A presença de Marli André na educação Brasileira. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 119–132, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i28.537. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/537. Acesso em: 24 nov. 2024.