Research and teacher education
A presença de Marli André na educação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.537Keywords:
Marli André. Tribute. Teacher education. Research. Educere-PUCPR.Abstract
O artigo objetiva realizar uma homenagem à professora Marli André e para isso procura os sentidos e significados que a pesquisadora deu a um conjunto de obras que apontam a relação entre a pesquisa e a formação de professores. Na primeira parte, selecionamos e apresentamos cada uma delas, tomando-as em sua singularidade e como “constantes sociais” que contribuíram para a definição do campo da formação de professores e formação de professores no Brasil. Na segunda, destacamos a participação de Marli André no Congresso Nacional de Educação – Educere, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), nas edições de 2004 a 2019, bem como sua contribuição por meio das discussões de políticas de formação de professores em palestras, mesas-redondas e comunicações, além da homenagem que seus orientandos registraram no Educere de 2004.
Downloads
References
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 55-70.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. 3. ed. Brasília, DF: Liber Livros Editora, 2008.
ANDRÉ, Marli. A pedagogia das diferenças. In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002a. p. 11-26.
ANDRÉ, Marli; DARSIE, Marta Maria Pontin. Novas práticas de avaliação e a escrita do diário: atendimento às diferenças? In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002b. p. 27-46.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v. 33, n. 3, 19 dez. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075/5719. Acesso em: 26 out. 2021.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago/dez 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4. Acesso em: 26 out. 2021.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.); COMITÊ DOS PRODUTORES DA INFORMAÇÃO EDUCACIONAL; ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (BRASIL). Formação de professores no Brasil: (1990-1998). Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2002c. 364 p. (Estado do conhecimento, 6).
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O trabalho docente dos professores iniciantes: uma construção dialógica. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPR, 2013. p. 12815-12816 [online].
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, pp. 7-18, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 26 out. 2021.
ENS, Romilda Teodora. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de pedagogia. 2006. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2006.
ENS, Romilda Teodora; ANDRÉ, Marli. Significados de pesquisa segundo professores formadores de um curso de Pedagogia. Série-Estudos (UCDB), Campo Grande, v. 24, p. 77-87, 2007.
ENS, Romilda Teodora; GISI, Maria Lourdes. Políticas educacionais no Brasil e a formação de professores. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Políticas de formação do professor: caminhos e percursos. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 25-50.
GATTI, Bernadete. Pesquisa em educação e formação de professores. In: ENS, Romilda Teodora; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, 2010. p. 117-134.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986.
PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; HOBOLD, Marcia de Souza. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: PUCPR, 2013. p. 10242- 10255 [online].
REIS, Adriana Teixeira; SILVA, Jeanny Meiry Sombra. Práticas inovadoras na formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.3, p. 175-181, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/429/344 . Acesso em: 23 out. 2021.
SILVA, Wilker Solidade da. A pesquisa qualitativa em educação. Horizontes – Revista de Educação, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 97-105, jan. 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3759/2050. Acesso em: 23 out. 2021.
THOMAZ, Petronio Generoso; ASSAD, Renato Samy; MOREIRA, Luiz Felipe P. Uso do fator de impacto e do índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online], v. 96, n. 2, p. 90-93, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2011000200001. Acesso em: 26 out. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.