Bullying: políticas e representações sociais de professores da escola básica
Palavras-chave:
Formação de professores; Representações sociais; Bullying; Políticas educacionais., Formação de Professores, Representações sociais: Bullying, Políticas EducacionaisResumo
Este texto apresenta as representações dos professores sobre o bullying e como as políticas sociais e educacionais estão se referindo a esse fenômeno. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada com 51 professores de escolas públicas. Os dados foram sistematizados com o Software Sphinx Léxica e teve como aporte teórico a análise de conteúdo de Bardin (2009) e das representações sociais de Moscovici (2009). As representações dos professores apontam o bullying como um fenômeno ancorado na agressão verbal de maneira aleatória, e não como um processo contínuo. As políticas sociais e educacionais parecem deixar para outras instâncias a orientação e a prevenção do fenômeno bullying, já que essa situação apresenta-se em um novo espaço de formação dos educadores, o que prejudica o profissional quanto à construção de estratégias de intervenção diante das situações que esse ato provoca na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.