Bullying: políticas e representações sociais de professores da escola básica
Mots-clés :
Formação de professores; Representações sociais; Bullying; Políticas educacionais., Formação de Professores, Representações sociais: Bullying, Políticas EducacionaisRésumé
Este texto apresenta as representações dos professores sobre o bullying e como as políticas sociais e educacionais estão se referindo a esse fenômeno. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada com 51 professores de escolas públicas. Os dados foram sistematizados com o Software Sphinx Léxica e teve como aporte teórico a análise de conteúdo de Bardin (2009) e das representações sociais de Moscovici (2009). As representações dos professores apontam o bullying como um fenômeno ancorado na agressão verbal de maneira aleatória, e não como um processo contínuo. As políticas sociais e educacionais parecem deixar para outras instâncias a orientação e a prevenção do fenômeno bullying, já que essa situação apresenta-se em um novo espaço de formação dos educadores, o que prejudica o profissional quanto à construção de estratégias de intervenção diante das situações que esse ato provoca na escola.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.